
Uma nova indicação para o medicamento Sunlenca (lenacapavir) foi aprovada nesta segunda-feira (12) pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Agora, ele passa a ser utilizado como PrEP (profilaxia pré-exposição) para reduzir o risco de infecção por HIV.
O lenacapavir é um medicamento injetável semestral, atuando como inibidor de fusão capside. Ou seja, ele interfere no capsídeo do HIV, uma capa de proteína que protege o material genético do vírus e as enzimas necessárias para a replicação. O uso dele é injetável, abaixo da pele, com a aplicação necessária apenas duas vezes por ano, sendo uma a cada seis meses.
Estudos clínicos apontam que o lenacapavir demonstrou alta eficácia no combate ao HIV. No trabalho PURPOSE 1, o medicamento apresentou 100% de eficácia na redução da incidência de HIV em mulheres cisgênero. Já no PURPOSE 2, ele obteve 96% de eficácia na prevenção da infecção em um público mais diverso, incluindo homens cis e pessoas trans. Além disso, o medicamento se mostrou 89% mais eficaz do que a PrEP oral diária.
A aprovação da Anvisa acontece meses após a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomendar o lenacapavir como opção adicional para PrEP, classificando-o como a melhor alternativa após uma vacina.
Fonte: CNN Brasil.
