
A formação de um novo ciclone ao sul da América do Sul deve intensificar a passagem de uma frente fria pelo Brasil a partir desta sexta-feira (16), trazendo risco de temporais, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Santa Catarina está entre os estados que devem ser mais impactados, com previsão de volumes elevados de chuva ao longo do fim de semana.
De acordo com dados meteorológicos, os acumulados na região Sul podem chegar a 100 milímetros e, em pontos isolados, ultrapassar esse volume. As primeiras áreas atingidas serão no Rio Grande do Sul, ainda na manhã de sexta, com chuvas intensas. Ao longo da tarde, as instabilidades avançam para Santa Catarina e Paraná.
No sábado (17), o tempo segue instável em toda a região Sul. Enquanto áreas do extremo sul gaúcho podem registrar uma diminuição da chuva ao longo do dia, Santa Catarina e Paraná continuam sob influência das instabilidades, com risco de temporais mais fortes. No domingo (18), a previsão indica manutenção do tempo instável, com pancadas e tempestades isoladas, principalmente a partir da tarde.
Além do Sul, o sistema também deve provocar chuvas significativas em estados do Sudeste, como São Paulo, Rio de Janeiro e parte de Minas Gerais. Nessas regiões, os volumes podem variar entre 100 e 150 milímetros, especialmente no sul mineiro, Alto Paranaíba, litoral paulista e sul fluminense. No Centro-Oeste, Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal devem registrar aumento das chuvas, sobretudo no sábado, embora os acumulados não devam ultrapassar os 100 milímetros.
Em Santa Catarina, a Defesa Civil alerta para temporais em todas as regiões do Estado a partir de sexta-feira, com risco moderado a alto para ocorrências associadas ao mau tempo. O órgão recomenda atenção redobrada, evitando áreas alagadas, encostas e deslocamentos durante períodos de chuva intensa, além de acompanhar os avisos meteorológicos atualizados.
Foto: Banco de Imagem / ilustrativa.
