
Um novo ciclone está previsto para se formar nos próximos dias e deve impactar as regiões Sul e Sudeste do Brasil ainda nesta semana. De acordo com o Meteored, antes da mudança no tempo, o cenário será marcado por calor acima da média, com temperaturas que podem se aproximar dos 40 °C até quarta-feira (28).
A partir do meio da semana, o padrão atmosférico começa a mudar, com aumento das instabilidades e previsão de chuvas e tempestades de forma irregular. No Rio Grande do Sul, o calor deve ser mais intenso, com sensação de abafamento desde as primeiras horas do dia e máximas acima dos 36 °C, especialmente na metade Oeste do estado.
As tempestades devem ganhar força a partir de quinta-feira (29), avançando da fronteira Oeste para Santa Catarina e o Paraná. Entre sexta-feira (30) e sábado (31), o sistema deve se organizar na costa brasileira, entre o Sul e o Sudeste, com possibilidade de volumes elevados de chuva. No Paraná, os acumulados podem ultrapassar 100 mm, enquanto no Rio Grande do Sul a previsão indica chuvas mais irregulares, com volumes entre 50 mm e 80 mm.
