
SEIF FICA, VAMOS VER QUEM ENTRA
Como vinha sendo ventilado, o relator e ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Floriano Marques, votou contra a cassação do mandato do senador Jorge Seif (PL) por abuso de poder econômico na campanha de 2022. Ele votou contra por entender que as provas apresentadas não são suficientes para caracterizar abuso de poder. Faltam ainda seis ministros para votar, mas, ao que tudo indica, Seif deve manter o mandato: serão apenas duas vagas para o Senado mesmo.
PARA ONDE VAI AMIN?
O nome de Esperidião Amin (PP) é ventilado tanto para o Senado quanto como vice de Jorginho Mello (PL). Essa história está dando tanto pano para manga que Carlos Bolsonaro (PL), candidato ao Senado, teria ensaiado um rompimento com o governador Jorginho para apoiar João Rodrigues (PSD), que também disputará o governo catarinense em 2026. O filho de Bolsonaro teria até ligado para o prefeito de Chapecó para uma conversa. Por quê? Por causa de Amin e Carol de Toni. Carlos parece querer um apoio mais efusivo. Aliados disseram que a ligação foi uma mera tentativa de valorização pessoal. Mello quer uma chapa pura de Carlos com Carol; e o PL nacional quer Amin (!), pelo bom trânsito no Centrão. Os butiás caem dos bolsos, pessoal. Nem tentem entender.
QUANDO VOCÊ MENOS ESPERA, KASSAB
O homem consegue transitar em lugares inimagináveis. Não sei quem você considera o homem mais poderoso do Brasil. Talvez Lula, por ser o presidente, ou outra pessoa cheia de grana. Para mim, é Gilberto Kassab. Conseguiu ser vice-prefeito de José Serra, ministro de Dilma e do adversário dela (Temer) e, atualmente, é secretário de Tarcísio. Hoje, articula nacionalmente uma suposta terceira via. Não bastasse, conseguiu reunir em torno de sua criação, o PSD, os nomes de Eduardo Leite, Ratinho Jr. e Ronaldo Caiado, mesmo com todos os três almejando a Presidência da República. Lembra quem mais é do PSD? João Rodrigues, para quem Carlos Bolsonaro ligou. Dizem as capivaras do Rio Tubarão que há em curso um plano para aumentar a influência de Kassab em Santa Catarina.
PIORA A CADA DIA
O ministro do STF, Dias Toffoli, parece caminhar a passos largos para um impeachment. No caso Master, a PF encontrou no celular do banqueiro Daniel Vorcaro conversas diretas entre os dois. O conteúdo, sob sigilo, foi enviado ao presidente do STF, Edson Fachin. A suspeição de Toffoli para relatar o caso é clara desde o momento em que viajou de jatinho com o advogado de Vorcaro; segundo eles, o assunto era outro…
JUIZ E RÉU AMIGOS
Toffoli nega ter mantido relação imprópria com o banqueiro. O problema é que há muito interesse em comum entre juiz e réu. Viagem, conversas, o resort no Paraná. Se o interesse do réu é um e o do juiz converge, na prática, tratar isso como irrelevante enfraquece a confiança pública nela. Parece que o STF vai ter de cortar um braço para salvar o resto do corpo. O colegiado não conta com uma simpatia efusiva dos brasileiros, e o caso Master só piora a impressão. Dizem por aí que há um mineiro, ex-presidente do Senado, que ficaria muito feliz caso uma vaga fosse aberta.
CAPIVARI EM BRASÍLIA
Quem esteve em Brasília ao longo desta semana foi o prefeito de Capivari de Baixo, Claudir Bittencourt, para compromissos com autoridades federais e parlamentares. A agenda tem como foco o acompanhamento de projetos protocolados pelo município em 2025. No Ministério do Esporte, a pauta foi a solicitação de recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a construção de um Centro Poliesportivo em Capivari de Baixo.
PATINETES NO LUGAR
A lei dos ciclomotores foi aprovada no ano passado pela Câmara e agora foi regulamentada pela Prefeitura de Tubarão: a idade mínima para pilotar bicicletas elétricas e patinetes é de 14 anos, e esses veículos não podem trafegar nas calçadas da cidade; em ciclovias e ciclofaixas, a velocidade máxima permitida é de até 20 km/h. A regulamentação traz mais segurança ao trânsito, define regras claras de circulação e será fiscalizada pela Polícia Municipal e pela Gerência de Trânsito.
RECURSOS PARA O HST – foto PSD
O PSD de Braço do Norte anunciou a destinação de mais de R$ 2,5 milhões ao Hospital Santa Teresinha. Os recursos, viabilizados em articulação com o presidente da Alesc, Julio Garcia, chegam em um momento estratégico, com inaugurações previstas e novas etapas no horizonte. A nova ala, com CDI, ambulatório e futuras UTIs, é um avanço concreto para a região, sem dúvida.
QUEM AVISA…
O TSE negou liminares que tentavam impedir a escola de samba Acadêmicos de Niterói de homenagear Lula no carnaval do grupo especial do Rio, mas fez questão de deixar claro que a decisão não é um cheque em branco. Em pleno ano eleitoral, com o presidente afirmando que tentará a reeleição, a Corte afastou a censura, como manda a Constituição, mas registrou que não se pode transformar evento artístico em vitrine eleitoral disfarçada. O recado foi dado com todas as letras, ainda que em juridiquês: não há salvo-conduto para excessos. Se o samba-enredo ultrapassar o compasso da cultura e entrar no ritmo da campanha, a resposta pode vir depois, com outro tom e outra cadência. Quem avisa, amigo é.
