
Com origem italiana e forte influência católica, Urussanga tem uma carga histórico-religiosa centenária. A cidade abriga cerca de 21 mil pessoas, mas carrega uma tradição passada por gerações: ela possui uma das réplicas oficiais da obra La Pietà, do escultor, pintor e poeta Michelangelo.
A escultura está abrigada na igreja Nossa Senhora da Conceição, construída em 1945 e localizada no centro da cidade. A edificação também é uma das representações da cultura italiana na região. Inspirada nas construções neoclássicas, o projeto arquitetônico da igreja foi idealizado em Turim, na Itália, a pedido do padre Conêgo Luiz Gilli.
Além da beleza estrutural, a grande atração do templo religioso é a réplica da obra La Pietà. A escultura foi um presente do Papa Paulo VI em celebração ao centenário de Urussanga, em 1978. No Brasil, existem apenas três réplicas da obra autenticadas pelo Vaticano.
Outros artefatos religiosos também compõem a igreja, como uma coleção de 14 quadros representando a via sacra e a pia batismal, feita de granito e esculpida pelo imigrante italiano Pedro Bez em 1909.
