
Os Estados Unidos fizeram novas ameaças militares contra o Irã nesta sexta-feira (20). O presidente americano Donald Trump cogita um ataque pontual para forçar o país a aceitar um acordo nuclear.
Em uma entrevista concedida durante um encontro com governadores, Trump afirmou que está considerando ordenar ataques limitados para pressionar o Irã a fechar um acordo.
O regime iraniano tenta ganhar tempo e afirma que quer negociar.
Em entrevista ao canal americano MS Now, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, afirmou não haver solução militar para o programa nuclear do país. “A única solução é diplomática. Estamos preparados para a guerra e estamos preparados para a paz”.
Segundo o ministro, o foco das negociações tem sido em como garantir que o programa do Irã seja usado apenas para fins pacíficos de forma permanente. De acordo com Araghchi, o governo iraniano deve elaborar uma contraproposta para as discussões em três dias.
O próximo encontro entre negociadores dos Estados Unidos e do Irã está marcado para daqui a duas semanas, mas poderá ser antecipado. Trump deu até 15 dias para que o regime aceite um acordo e segue aumentando a pressão militar, movimentando equipamentos em direção ao Oriente Médio.
Fonte: Jornal Nacional/Globo.
Foto: Alessandro Di Meo/EFE/EPA.
