Sexta, 24 de abril de 2026
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
23/04/2026 23h05

Estudante de Tubarão participa de etapa decisiva da Olimpíada Brasileira de Linguística

Encontro selecionará os oito melhores alunos para a Olimpíada Internacional de Linguística, na Romênia
Estudante de Tubarão participa de etapa decisiva da Olimpíada Brasileira de Linguística

A jovem estudante Sofia Alves, natural de Tubarão, participará da Semana Olímpica de Linguística (SOL), etapa presencial da Escola de Linguística de Outono (ELO) 2026, que será realizada entre os dias 12 e 15 de maio, em São Paulo. Sofia é estudante do segundo ano do ensino médio no Cedup e participa pela primeira vez em uma competição de linguística. A estudante já conquistou medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), tanto em nível estadual quanto nacional. A façanha, inclusive, foi reportada em matéria pelo HC.


As atividades da Semana Olímpica de Linguística ocorrerão no Museu da Língua Portuguesa e na Universidade de São Paulo (USP), reunindo estudantes selecionados para provas, assembleias, cerimônias e eventos culturais. O encontro também marcará o anúncio dos oito alunos escolhidos para representar o Brasil na 23ª Olimpíada Internacional de Linguística (IOL), que acontecerá no mês de julho, na Romênia.
 

PUBLICIDADE

“Essa oportunidade é extraordinária, porque Sofia não só se destaca em matemática, mas mostra que o potencial dela vai além”, destaca a mãe da adolescente, Fabiana Teixeira.


“Isso serve de inspiração e mostra que, mesmo nós sendo de uma família simples, com ela sempre estudando em escola pública, isso nunca a impediu de conquistar destaque. Basta apenas dedicação, isso pode levar ela longe”, declara Fabiana, expressando orgulho pelas conquistas da filha. 
 

PUBLICIDADE

No ano passado, Sofia foi até o Rio de Janeiro para participar do Encontro de Medalhistas e Premiação da 19ª OBMEP. Além desses feitos, a jovem também esteve presente em um congresso de iniciação científica em Natal/RN, após ser selecionada entre 100 estudantes em todo o Brasil pela nota na olimpíada de matemática.
 


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.