
A história colonial de Tubarão iniciou no ano de 1773, com a abertura do caminho de Lages para Laguna. Na ocasião, a abertura do caminho possibilitou aos tropeiros carregarem mercadorias como charque, couro, queijo, dentre outros inúmeros produtos, até Laguna, onde seriam comercializados. Em contrapartida, os barqueiros sairiam de Laguna e subiriam pelo Rio Tubarão levando outros produtos, como peixes, sal, tecido, dentre outros.
Foi como um entreposto comercial e parada de descanso para os tropeiros que a colonização de Tubarão teve início. A partir de 5 de agosto de 1774, o Capitão João da Costa Moreira recebeu sesmarias para iniciar o processo de ocupação do local. Essa data marca o início do povoamento de Tubarão. Na região, foram construídas casas, ranchos, galpões e até uma capela, garantindo a vinda de moradores de outras localidades da colônia que se tornaram os primeiros habitantes da Cidade Azul.
No início do século XIX, João Teixeira Nunes doou terras para a construção da Igreja de Nossa Senhora da Piedade, e um centro urbano começou a se formar ao redor da atual Catedral. Em 1836, Tubarão virou freguesia. Em 27 de maio de 1870, Tubarão se emancipa de Laguna e finalmente se torna município.
