
O transporte coletivo de Tubarão passa a ser operado pela empresa New Hope Terceirização e Transportes a partir deste sábado (13). A contratação garante a continuidade do serviço no município após o encerramento das atividades do Consórcio Cidade Azul (CCA), sem interrupção para os usuários.
A mudança ocorre após a rescisão do contrato de concessão firmado em 2019 com o Consórcio Cidade Azul. O encerramento da concessão foi autorizado pelo Poder Judiciário em processo iniciado em setembro de 2023 e concluído em maio deste ano, sem possibilidade de recurso. Diante desse cenário, o município realizou a contratação emergencial da nova operadora por até 12 meses, período em que deverá ser realizada uma nova licitação para o sistema.
Neste primeiro momento, os horários e itinerários das linhas serão mantidos. A operação passará por um período de avaliação e eventuais ajustes poderão ser feitos futuramente, com comunicação prévia aos usuários.
A New Hope inicia as atividades com uma frota totalmente climatizada e equipada com internet Wi-Fi em todos os veículos. Segundo a prefeitura, os ônibus também apresentam padrão mais moderno em relação à frota anteriormente utilizada no sistema.
Para facilitar a transição, não haverá cobrança de passagem entre os dias 13 e 22 de junho. Durante esse período, os usuários poderão utilizar o transporte coletivo gratuitamente.
Os passageiros que possuem cartão da bilhetagem eletrônica deverão realizar a atualização cadastral para utilização no novo sistema. O procedimento pode ser feito no Facilita Tubarão, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Os créditos inseridos nos cartões de transporte adquiridos há menos de um ano serão integralmente preservados e poderão ser utilizados normalmente após a atualização cadastral.
Mais informações sobre a migração dos cartões e demais detalhes operacionais serão divulgadas pelos canais oficiais da Prefeitura de Tubarão.
