
As nove empresas que integram o Pool de Veículos de Comunicação do Sul de Santa Catarina lamentam a decisão do candidato ao Governo do Estado, Gelson Merísio (PSB), de não participar do Debate VOXX Eleições 2026, marcado para o dia 10 de agosto, em Tubarão.
Merísio é o candidato da Frente Democrática, coligação que reúne partidos como o PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A campanha informou que o candidato participará apenas de debates promovidos por emissoras com cobertura estadual, sob o argumento de ampliar o diálogo com a sociedade catarinense.
O pool respeita a decisão, mas ressalta que o Debate VOXX Eleições 2026 não é promovido por um veículo isolado. O encontro reúne nove empresas e 12 veículos de comunicação entre portais, rádios e jornais impressos, ultrapassando 50 milhões de acessos, leitores, ouvintes e visualizações por mês, com impacto direto em mais de 1 milhão de pessoas.
Também é o primeiro debate entre candidatos ao Governo oficialmente registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), abrindo o calendário eleitoral do Estado. O evento representa todo o Sul catarinense, e não apenas Tubarão, uma região estratégica que ficará sem ouvir, em igualdade de condições com os demais candidatos, as propostas daquele que hoje é o nome da esquerda mais bem colocado nas pesquisas registradas e divulgadas.
Os veículos acreditam que o debate continua sendo o espaço mais importante da democracia. É nele que o candidato se apresenta sem edição, sem maquiagem e sem o filtro das redes sociais, confrontando ideias e propostas diretamente com seus adversários para que o eleitor possa fazer sua própria avaliação.
Em 2022, esse mesmo núcleo de comunicação reuniu os sete principais candidatos ao Governo de Santa Catarina no primeiro debate em horário nobre das eleições estaduais. Pela qualidade técnica e pela repercussão alcançada, tornou-se o principal debate realizado fora da capital, Florianópolis, demonstrando que o VOXX Eleições 2026 está longe de ser um evento local.
O convite a Gelson Merísio permanecerá aberto até o dia do programa. Caso mantenha a decisão, sua cadeira permanecerá no cenário do debate, identificada com seu nome e fotografia, registrando para os eleitores que o candidato foi convidado, mas optou por não participar do primeiro debate das eleições e deixar o Sul de Santa Catarina sem conhecer suas propostas nesse ambiente de confronto democrático de ideias.
O debate será realizado normalmente com os candidatos que confirmarem presença.
Este editorial é assinado por Diário do Sul, extra.sc, HC Notícias, Hora Hiper, Hiper FM, Hiperativa FM, Sul Agora, Tuba News e Verde Vale FM, que juntos representam 12 veículos de comunicação e a maior cobertura eleitoral integrada da história do Sul de Santa Catarina.
