Sexta, 28 de agosto de 2026
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
27/08/2026 19h16

Justiça Eleitoral alerta para golpe de ligações falsas sobre débitos eleitorais

Justiça Eleitoral do Tocantins nega fazer chamadas automáticas e reforça que cadastro está fechado até 2 de novembro
Justiça Eleitoral alerta para golpe de ligações falsas sobre débitos eleitorais

A Justiça Eleitoral do Tocantins emitiu um alerta sobre tentativas de golpe realizadas por meio de ligações automáticas. Os criminosos informam supostas pendências eleitorais e tentam induzir os eleitores a fornecer informações pessoais ou buscar uma falsa regularização do título.

 

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), a Justiça Eleitoral não realiza chamadas telefônicas automáticas para comunicar débitos ou solicitar dados dos cidadãos.

PUBLICIDADE

O alerta foi emitido após uma eleitora procurar a Ouvidoria Regional Eleitoral relatando ter recebido diversas ligações de um número com mensagem gravada. Durante a chamada, o sistema informava sobre uma suposta pendência eleitoral e orientava a vítima a regularizar o título para garantir a participação nas eleições deste ano.

 

A gravação também apresentava opções para que o eleitor pressionasse números durante o atendimento, prática semelhante à utilizada em sistemas automatizados e que, neste caso, foi identificada como parte da tentativa de fraude.

 

A ocorrência foi encaminhada aos setores responsáveis pela tecnologia e segurança cibernética do TRE-TO e também registrada no Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral, mantido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

A Justiça Eleitoral reforça ainda que o cadastro eleitoral permanece fechado até 2 de novembro. Durante esse período, não é possível solicitar a emissão ou regularização do título, realizar a coleta biométrica, alterar dados cadastrais, transferir o domicílio eleitoral ou mudar o local de votação. Os serviços devem ser retomados no dia 3 de novembro.

 

Mesmo com o fechamento do cadastro, alguns atendimentos seguem disponíveis aos eleitores. Entre eles estão a emissão da segunda via do título, o pagamento de multas, a solicitação de certidões e a consulta da situação eleitoral.

 

O TRE-TO destaca que esses serviços são gratuitos e alerta que eventuais multas eleitorais por ausência não justificada têm valor de R$ 3,51. O pagamento deve ser feito somente pelos canais oficiais, por meio de Pix ou da Guia de Recolhimento da União (GRU).

PUBLICIDADE

Os serviços podem ser acessados pelo Autoatendimento Eleitoral, pelo aplicativo e-Título e pela Central de Atendimento Virtual ao Eleitor. Quem receber ligações suspeitas ou identificar páginas falsas deve procurar a Justiça Eleitoral e evitar fornecer dados pessoais.

 

A orientação é que os eleitores utilizem exclusivamente os canais oficiais para consultar pendências ou acessar qualquer serviço relacionado à situação eleitoral.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.