
A passagem de um ciclone extratropical com uma frente fria associada marcará o final de setembro no Sul do Brasil. O sistema é o primeiro da primavera e provocará mudanças significativas no tempo.
A frente fria deverá avançar pela região nos próximos dias, junto com uma queda na pressão atmosférica, o que impulsionará as instabilidades. O ciclone extratropical começará a atuar na medida em que a frente fria se aprofunda, entre o final de semana até a próxima quarta-feira (30), quando o sistema estará consolidado.
Uma onda de tempestades deverá iniciar já no domingo (27), no Rio Grande do Sul e se espalhar por Santa Catarina e Paraná até terça (29).
O estado gaúcho e a porção oeste do sul do país são as áreas com maior potencial de tempo severo, com riscos de granizos e vendavais. Tempestades de supercélulas, capazes de provocar tornados ou microexplosões, não estão descartadas. Os acumulados podem atingir os 200 mm até quinta-feira (01).
Em Santa Catarina, pontos isolados do estado entrarão em atenção com a chegada da frente fria na quarta-feira (30), registrando precipitações que podem superar 100 mm acumulados. O Paraná também sentirá os efeitos da instabilidade, com pancadas fortes que podem ultrapassar 100 mm em pontos específicos.
Fonte: ND Mais.
Foto: Reprodução/Meteored.
