Uma perseguição que colocou em risco a vida de policiais militares da Guarnição Especial de Imbituba e de civis, aconteceu na noite desta terça-feira (13) na região Norte de Imbituba, mais precisamente na rodovia SC-434, em Araçatuba.
Uma viatura do Pelotão de Patrulhamento Tático tentou abordar um veículo, por volta das 20h, após receber informações de que o condutor realizava a entrega de drogas no sistema “tele entrega”.
Os policiais deram ordem de parada ao suspeito por meio de sinais sonoros e luminosos, mas ao perceber a presença da PM, o motorista acelerou e empreendeu fuga em alta velocidade. Iniciou-se aí uma perseguição ao longo da rodovia, que faz a ligação de Imbituba e Garopaba.
Em determinado momento, o veículo estacionou, já nos limites do bairro Campo D’Una, em Garopaba, momento que um dos policiais tentou a abordagem a pé.
O traficante, de 28 anos, acelerou na direção do policial tentando atropelá-lo e voltou a empreender fuga em alta velocidade na contramão, em meio a intenso movimento de veículos e pessoas.
Segundo relata a PM, foram efetuados dois disparos de arma de fogo na tentativa de parar o veículo, diante do risco à integridade física do policial e de outras pessoas que estavam nas imediações.
A perseguição continuou por alguns quilômetros só cessando nas proximidades da casa do traficante, identificado pelas iniciais R.S.P., natural de Imbituba. Houve ainda outra tentativa de fuga, novamente o condutor acelerou o veículo na direção dos policiais e novamente foi efetuado um disparo de arma de fogo que desta vez acertou um dos pneus do carro, que parou.
O traficante, muito alterado ainda entrou em luta corporal com um policial da Guarnição, mas foi imobilizado e preso.
No interior do veículo, Um GM/Agile, foram encontradas 370 gramas de maconha, uma balança de precisão, duas facas contendo vestígios da droga, um rolo de fita adesiva semelhante ao que embala a droga e R$ 54,00 em dinheiro. Na casa de R.S.P., a polícia encontrou mais uma pequena porção de maconha e um simulacro de arma de fogo.
Ele foi preso e deverá responder por tráfico de drogas e tentativa de homicídio qualificado.
Após a prisão de R.S,P., policiais do PPT em conjunto com a Agencia de Inteligência da Guarnição Especial de Imbituba levantaram informações do possível fornecedor do traficante e com o apoio de policiais da 7º BPM, da cidade de Palhoça, prenderam dois homens e com eles, outros 10kg de maconha.