sexta, 26 de abril de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Segurança
19/01/2020 10h53

Em SC: Projeto usa flutuadores para dar liberdade a banhistas com mobilidade reduzida

Iniciativa do Corpo de Bombeiros de Palhoça teve início na Praia dos Sonhos e está em fase de testes.
Em SC: Projeto usa flutuadores para dar liberdade a banhistas com mobilidade reduzida
Um projeto pioneiro do Corpo de Bombeiros de Palhoça, na Grande Florianópolis, tem dado a pessoas com mobilidade reduzida a oportunidade de tomar banho de mar com mais liberdade.

Além das cadeiras anfíbia, utilizadas para conduzir os banhistas até a água, pessoas com a locomoção comprometida que frequentam a Praia do Sonho têm experimentado uma maneira mais confortável de curtir o mar.


A iniciativa utiliza flutuadores life belt — boias usadas para resgate em alto mar —, que ficam presos à cintura dos banhistas. Eles são levadas até o mar por meio da cadeira anfíbio e, com o auxílio do life belt, conseguem sair da cadeira e aproveitar o banho de mar de maneira mais livre. O flutuador fica preso a uma cinta, que permanece sob os cuidados dos bombeiros.


O projeto, que está em fase de estudos, surgiu a partir de observações do sargento do Corpo de Bombeiros, Cláudio Luiz Andrade. "A gente começou a elaborar que a cadeira fosse até um certo ponto e ali [o cadeirante] tentasse descer", explicou o bombeiro.

PUBLICIDADE

Antes a gente tinha que tomar muito cuidado com o nosso equilíbrio porque essa cadeira levita pra boiar, então qualquer coisinha a gente virava. Mesmo essa cadeira sendo uma forma de locomoção nossa, ela nos prende muito", fala o estudante Arthur Silva Coelho.


As cadeiras adaptadas funcionam há cinco anos em Santa Catarina. Desta forma as pessoas podem se banhar com segurança sob a supervisão de um guarda-vidas ou bombeiro, e de um familiar. A nova adaptação está em fase de estudos.


Para Arthur, a nova adaptação da cadeira proporcionou a possibilidade de independência. "Liberdade é ser independente sem precisar da cadeira, sem precisar das outras pessoas pra cuidar de nós, só nós mesmos", conclui.


Fonte: G1 SC e NSC TV.

PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.