terça, 16 de abril de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Segurança
15/01/2021 14h28

‘A atenção de pais e vizinhos é essencial na prevenção de sequestros e furtos’, diz comandante do 5º BPM de Tubarão

Há quase um mês no comando da Polícia Militar na região, o tenente-coronel Vilson Schlickmann Sperfeld coordena as operações para manter a segurança da população. Ele compartilha algumas dicas de prevenção com as crianças

Há menos de um mês o 5º Batalhão de Polícia Militar está sob novo comando. Em dezembro, o tenente-coronel Silvio Lisboa, que atuou como comandante por mais de três anos, passou o cargo para o tenente-coronel Vilson Schlickmann Sperfeld. O novo comandante dá continuidade às ações da polícia militar para manter a ordem e a segurança da população nos seis municípios de abrangência do batalhão: Tubarão, Capivari de Baixo, Jaguaruna, Pedras Grandes, Treze de Maio e Sangão. 

Os policiais continuam as rondas e ações efetivas para coibir a criminalidade, principalmente, na temporada de verão. Vilson afirma que o efetivo foi reforçado nas praias de Jaguaruna durante a Operação Veraneio, mas sem deixar de agir nas demais cidades.



Atenção redobrada 

Nos últimos dias houve considerável aumento na preocupação com furtos em residência e tentativas de sequestros de crianças. O comandante reforça a importância dos pais manterem atenção redobrada ao sair com os filhos e com a permanência em casa. 

Ele alerta também para os cuidados com crianças próximas dos 12 anos, que começam a ir sozinhas para a escola e na casa de amigos. “Os pais devem estar atentos aos seus filhos seja em casa com portões trancados e ao sair. Crianças com idade próxima aos 12 anos, que começam a ter mais independência, devem ser orientadas a não aceitar caronas e nem presentes de estranhos”, enfatiza. 

Sperfeld ainda orienta os pais a ficarem atentos a mudanças de comportamentos dos filhos. O que pode indicar que ele esteja sendo vítima de algum tipo de assédio. Nas praias também deve-se reforçar os cuidados e manter pulseiras de identificação nos menores.

Apesar da importância de manter os cuidados, o comandante afirma que a região não teve casos confirmados de sequestros. Em relação aos furtos em residência, que aumentam nesta época do ano, o efetivo está em constante monitoramento para minimizar os índices deste tipo de ação em Tubarão e região. Para o comandante, os relatos e a participação da população é fundamental. “Essa atenção por parte dos pais e vizinhos é essencial não só pela questão de prevenção a sequestros de crianças como também para outras situações como furto de residências”, comenta.

PUBLICIDADE
PMSC Cidadão


Para auxiliar na comunicação entre a população e a Polícia Militar, o comandante informa que qualquer pessoa pode ter acesso ao aplicativo PMSC Cidadão. A ferramenta permite ao usuário a possibilidade de acionar a Polícia Militar de forma mais rápida e efetiva, com envio dos dados do solicitante, da localização exata da ocorrência, fotos, vídeos e áudios sobre o incidente. Isso permitirá mais agilidade na comunicação e um maior detalhamento da ocorrência para auxiliar o policial no momento do atendimento.

Se não houver sinal de dados ou wifi na área, o PMSC Cidadão aciona automaticamente o 190. O aplicativo está disponível para download nas lojas de aplicativos dos sistemas Android e IOS.

Como não é necessário falar com um atendente, apenas registrar ou enviar os dados para a Polícia Militar, pessoas com deficiência auditiva e palatal também têm acesso à ferramenta.

O cidadão receberá informações do status do atendimento, ou seja, se a ocorrência foi gerada e se uma guarnição foi encaminhada para atendimento.


Rede de Vizinhos

O PMSC Cidadão não substitui o grupo de Whastapp da Rede de Vizinhos. O aplicativo é mais uma ferramenta de apoio ao programa que, futuramente, pretende integrar o programa.

PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.