No trajeto até o local da abordagem, o caminhão colidiu em mais outros veículos de passeio. A equipe PRF de Itapema, que estava cobrindo o trecho de Itajaí, estava em atendimento de outro acidente e não conseguiu abordar de imediato pois o caminhão já tinha passado pelo local.
Foi solicitado então apoio da PMSC de Itapema para tentar abordar o caminhão quando estivesse passando pelo Morro do Boi (KM 139). Foi nesse trajeto que outro caminhoneiro conseguiu fazer o caminhão reduzir a velocidade; e puxaram a mangueira de ar dos freios. Somente assim, foi que se conseguiu parar o caminhão.
No momento da abordagem, alguns usuários da via acabaram agredindo o condutor infrator. Durante os 32 km percorridos do local do acidente até a abordagem, a motocicleta ficou engatada na parte frontal do caminhão onde foi arrastada e o condutor da motocicleta segurando na cabine.
A passageira da motocicleta ficou caída no local do acidente em estado grave, sendo socorrida pelo helicóptero Arcanjo do Bombeiro.