Uma menina de 11 anos caiu de um mirante no Cânion Fortaleza por volta das 13 horas desta quinta-feira, dia 10 de julho, na divisa entre Cambará do Sul (RS) e Jacinto Machado (SC). A vítima foi encontrada às 17h34, e equipes do Corpo de Bombeiros estão realizando o resgate utilizando técnicas de rapel em uma área de difícil acesso. Até o momento da publicação desta matéria, não havia informações sobre as condições de saúde da criança.
O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul (RS) informou que a menina possui transtorno do espectro autista e estava acompanhada dos pais. Segundo relato do prefeito de Cambará do Sul, Schamberlaen Silvestre, ao Portal Engeplus, a vítima correu em direção ao cânion e o pai não conseguiu alcançá-la para evitar a queda. A família é natural de Curitiba (PR).
A localização da criança foi possível com o uso de um drone equipado com câmera térmica. A área, que apresenta grande dificuldade de acesso, foi isolada para a operação de resgate pelo Corpo de Bombeiros Militar.
Cânion faz parte de Parque Nacional
O Cânion Fortaleza está localizado no Parque Nacional da Serra Geral. Em nota, a Urbia, concessionária que administra o local, declarou que está "concentrando esforços de sua equipe no apoio às autoridades que atuam nas buscas pela criança desaparecida no Cânion Fortaleza e presta suporte à família no local".
Além dos bombeiros do Rio Grande do Sul, duas aeronaves da Brigada Militar do Rio Grande do Sul e o helicóptero do Serviço Aeropolicial (Saer) da Polícia Civil de Santa Catarina estão prestando apoio nas buscas.