
O sul de Santa Catarina registrou diversos casos de afogamentos durante o ano-novo. Pelo menos cinco ocorrências foram atendidas na região, sendo que uma terminou em tragédia. Em Forquilhinha, tio e sobrinho morreram após se afogarem no Rio São Bento, em uma barragem destinada à irrigação de arroz.
Em Jaguaruna, no Balneário Esplanada, um homem foi encontrado já na faixa de areia com afogamento grau 3. Ele foi atendido com oxigênio e encaminhado ao hospital. Na mesma cidade, no Balneário Campo Bom, duas jovens, de 16 e 18 anos, se afogaram após entrar em uma corrente de retorno. Elas também foram atendidas e levadas ao hospital do município.
No Balneário Arroio do Silva, um homem precisou ser resgatado após cair no mar com um colchão inflável e sofrer um afogamento nível 4. No Balneário Gaivota, a vítima foi encaminhada em estado grave para o hospital após sofrer um afogamento grau 6, sendo reanimada ainda na praia.
Diante do elevado número de ocorrências, os bombeiros reforçam algumas dicas de segurança, como evitar nadar em locais desconhecidos, respeitar as sinalizações e orientações dos guarda-vidas, utilizar equipamentos de segurança, como coletes, e ter cuidado com correntes de retorno no mar, responsáveis pela maioria dos afogamentos.
