quinta, 18 de abril de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Variedades
24/08/2019 22h10

Saúde: mulheres com apneia têm mais chances de desenvolver câncer, diz estudo

Trabalho mostra que risco de tumores é de 2 a 3 vezes maior para as que enfrentam o distúrbio
Saúde: mulheres com apneia têm mais chances de desenvolver câncer, diz estudo

Um estudo feito pela Universidade de Gotemburgo, na Suécia, indica que sofrer da Síndrome da apneia obstrutiva do sono (Saos) pode aumentar os riscos de desenvolver câncer para mulheres. O trabalho foi publicado no European Respiratory Journal. 

Embora os cientistas desconheçam exatamente qual é a relação entre a apneia do sono e o câncer, as duas doenças têm fatores de risco coincidentes, como a obesidade, por exemplo. A pesquisa foi realizada a partir de análises de bancos de dados europeus. Cerca de 20 mil pacientes com apneia foram estudados. Aproximadamente 2% apresentaram diagnóstico de câncer – a maioria, mulheres.


De acordo com os pesquisadores, os resultados indicam que o risco de desenvolver tumores é de duas a três vezes maior entre mulheres que apresentam apneia. Ainda são necessários novos estudos para entender a relação causal entre as duas situações, mas uma possível associação entre dormir mal e ter câncer pode ser delineada. O efeito combinado de hormônios sexuais femininos e a ativação do estresse induzido por noites em claro poderia ser a explicação para o enfraquecimento do sistema imunológico.

A apneia do sono é causada pela obstrução das vias respiratórias em razão da desregulação dos músculos da faringe. Alguns fatores, como excesso de peso, consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo e uso de remédios para dormir, agravam o problema.

Os pacientes com a condição têm parada momentânea da respiração ou respiração muito superficial durante o sono. Isso causa roncos, sono ruim e, consequentemente, sonolência durante o dia. Outras consequências comuns são dificuldade de concentração, dor de cabeça, irritabilidade e até impotência.

Para tratar a apneia, uma máscara de oxigênio pode ser adotada. O aparelho empurra o ar para as vias aéreas e facilita a respiração. Mudanças de hábitos de vida, como evitar o excesso de peso, o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, também são altamente recomendáveis.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Fonte: Metropoles
HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.