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08/09/2019 14h23

Dieta do bom sono: saiba quais são os alimentos que ajudam a dormir e o que evitar

Os alimentos que ajudam a dormir são ricos em nutrientes como as vitaminas do complexo B e o triptofano, importantes para regular as funções do corpo
Dieta do bom sono: saiba quais são os alimentos que ajudam a dormir e o que evitar

A falta de sono pode impactar negativamente sua saúde tanto a curto como a longo prazo . Mas, para corrigir isso não basta dormir mais - é preciso dormir melhor. E uma forma de começar essa mudança é investir nos alimentos que ajudam a dormir. 

Mas implementar os alimentos que ajudam a dormir no seu cardápio não adiantará muita coisa se você não se reeducar para ter uma dieta mais equilibrada e saudável.


Como lembra Ana Luisa Vilela, nutróloga e especialista em obesidade, gastroenterologia e nutrição humana pelo Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e pelo Hospital das Clínicas de São Paulo, problemas decorrentes da má alimentação como obesidade, distúrbios gástricos e o consumo excessivo de alimentos que aceleram o metabolismo podem impedir um sono de qualidade .

Ou seja, uma "dieta do bom sono" inclui alimentos chaves e também mudança de hábitos e até reeducação alimentar, em alguns casos. Veja algumas dicas:

O que evitar na sua alimentação para ter um sono de qualidade

O segredo é comer os alimentos mais pesados durante a manhã e diminuir gradualmente até o jantar. "A última refeição tem que ser mais leve. Evite coisas muito calóricas no jantar, como massas e frutas muito calóricas, deixando isso para aqueles momentos em que a gente tem um pique maior", explica Ana Luisa.

Evitar muitos carboidratos no jantar, portanto, é uma prioridade para um sono de qualidade. Os açúcares e bebidas com cafeína, a exemplo de alguns chás e o café, também devem ficar fora do cardápio durante

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a noite.

Outra coisa que precisa ser diferenciada após o anoitecer é a ingestão de proteínas, que deve evitar fontes mais pesadas como a carne bovina. Até mesmo os líquidos devem ser consumidos com moderação, já que eles estimulam a bexiga, de acordo com a nutricionista.


O que comer para não ter problemas para dormir

Se essas coisas precisam ser retiradas da sua última refeição, então algo deve entrar no lugar. As bebidas com açúcar ou cafeína, por exemplo, podem ser substituídas por chás que não tenham esses componentes, como o de camomila.

Para não ficar sem proteínas na sua última refeição, vale experimentar fontes como frango, peixe, ou até mesmo o peru, que são mais alimentos que ajudam a dormir ao diminuirem o trabalho do seu intestino durante a noite.

Mas não se preocupe, seu jantar não precisa ser feito de chá com frango ou peixe para ter um sono de qualidade. "As folhas são uma boa pedida, bem como os alimentos de baixo índice glicêmico como legumes", indica Ana Luisa.

Outros alimentos importantes para não ter problemas para dormir, segundo a nutricionista Edvânia Soares, da Estima Nutrição, são aqueles ricos em triptofano. Este aminoácido atua junto ao magnésio, à vitamina B3 e à niacina para a produção de serotonina, neurotransmissor importante nos processos bioquímicos do sono e do humor.

Para Ana Luisa, outros itens que podem entrar para seu cardápio são as frutas e legumes ricos em eletrólitos como o potássio, além das frutas vermelhas, ricas em antioxidantes e com baixo índice glicêmico.




Fonte: IG Saúde
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