sexta, 26 de abril de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Variedades
18/01/2020 13h15

Como o tempo influencia no nosso corpo e comportamento

O estudo da relação do tempo com o corpo humano tem nome: biometeorologia
Como o tempo influencia no nosso corpo e comportamento
A meteorologia como toda outra ciência tem diversas áreas de atuação. A mais conhecida é a previsão do tempo, mas outras como meteorologia marítima, micrometeorologia e a biometeorologia também fazem parte dessa ciência. A biometeorologia pode ser vegetal, animal ou humana. O foco é a humana, que nada mais é do que o estudo das condições do tempo (curto prazo) e do clima (longo prazo) no comportamento e saúde das pessoas.


O ser humano tem a temperatura em torno de 36 ºC, que precisa ser mantida para uma boa saúde, independente das condições do tempo que essa pessoa está exposta, já que o nosso corpo troca calor (energia) com o meio externo. Isso nós fazemos por duas maneiras: voluntária como postura, ingestão de alimentos, abrigos e etc, ou fisiológicas, com o aumento ou diminuição da pulsação cardíaca, suor, tiritar, eriçar os pelos e etc.



Agora faça um exercício de imaginação: o verão está aí, então pense num dia quente com 39 ºC e muito abafado, ou seja, com alta umidade do ar. Como você se sente? Eu fico um pouco inquieto, sonolento, sem concentração, com mais suor e sensação de abafamento. Todos esses “sentimentos” ocorrem porque de maneira “desesperada” o meu corpo está querendo manter a minha temperatura de 36 ºC, que é menor que a temperatura do ar, na casa dos 39 ºC.

PUBLICIDADE
Agora imagine uma região que é normalmente assim, vários e vários dias com esse tempo, como no Norte do Brasil. A exposição a essa condição extrema do tempo traz o chamado estresse térmico, que pode trazer problemas respiratórios, cardíacos e até diabetes. 


Saindo da parte de saúde e indo para a influência do clima no comportamento das pessoas. Isso também existe? Existe tanto que muitas vezes passa batido. Você concorda que pessoas que moram em regiões quentes, como o Nordeste, fazem muito mais atividades ao ar livre ao longo do ano e são mais desinibidas que as pessoas que moram aqui no Sul, onde vivemos boa parte do ano em ambientes fechados, shoppings, com estreito contato uns com os outros, criando a necessidade de um convívio maior familiar e social? Concordou? Não!? Repare então na diferença entre o Carnaval da Bahia e de Santa Catarina.


Onde nos parece mais “alegre”, mais festivo, mais liberal? Você aqui em Santa Catarina não fica mais feliz num dia de sol que num dia nublado? Pode ter certeza que o clima das regiões é que cria essa diferença. A biometeorologia humana estuda exatamente isso, sempre tentando achar ferramentas científicas para mostrar às pessoas o quê e como fazer para deixar o ser humano mais satisfeito climaticamente.


PUBLICIDADE

Fonte: Puchalski/NSC Total.
HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.