quinta, 25 de abril de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Variedades
10/02/2020 22h13

Bursite no quadril: fique atento aos sintomas

Praticantes de atividades com movimentos repetitivos, má postura e pessoas que sofreram traumas são as mais propensas a desenvolver a bursite no quadril.
Bursite no quadril: fique atento aos sintomas
Segundo o Dr. Marco Aurelio Machado Rodrigues, ortopedista e traumatologista, especialista em cirurgia de quadril da Ortoimagem, a bursite consiste na inflamação da bursa, uma pequena bolsa de líquido que reduz o atrito entre os tendões, músculos e articulações, facilitando o movimento. Quando está inflamada, a bursa não realiza de forma correta a sua função e com isso pode surgir a dor.

Em alguns casos não é só a bursa que está inflamada, mas toda a região do quadril, tendões e músculos.


Os principais sintomas são dor no local, rigidez articular e desconforto ao correr, subir escadas, agachar, cruzar as pernas e deitar de lado.


Para se chegar ao diagnóstico o ortopedista questiona a história clínica do paciente e realiza exame físico. Para excluir outras patologias é solicitado radiografia ou ultrassom, tomografia computadorizada e ressonância magnética. Em alguns casos é necessário fazer punção da bursa para se descartar uma bursite infecciosa, com análise em laboratório do líquido colhido.

PUBLICIDADE
Depois de confirmado o tipo de bursite, se começa o tratamento com repouso administração de bolsa de gelo, medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e fisioterapia para restabelecer a força muscular e a amplitude de movimento das articulações. Em algumas situações é necessário o uso de infiltrações e adotar novos hábitos de vida. Eventualmente pode ser indicado tratamento cirúrgico, principalmente nas bursites infecciosas (causada por bactérias) para drenar o líquido da bursa.


Dr. Marco Aurelio explica que adotar alguns hábitos saudáveis podem reduzir a chance de desenvolver ou ser acometido novamente pela doença. Algumas recomendações são importantes como: evitar atividades com movimentos repetitivos por longos períodos, realizar atividade física com acompanhamento profissional, sempre alongando antes e depois dos treinos, ter boa postura durante a jornada de trabalho e cuidar da alimentação.


Colaboração: Ortoimagem.

PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.