sexta, 29 de março de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Variedades
05/04/2020 12h23

Brasil libera tratamento com sangue de quem se curou do coronavírus

O médico é quem deverá tomar decisão de usar o procedimento
Brasil libera tratamento com sangue de quem se curou do coronavírus
Uma semana depois dos EUA, a Anvisa também liberou um tratamento experimental com sangue de pessoas que se recuperaram do coronavírus para pacientes da covid-19 em estado grave.

O tratamento com plasma convalescente deverá ser usado em situações especiais, considerando a emergência de saúde pública, a gravidade da doença e a condição de risco iminente à vida do paciente.


O médico é quem deverá tomar decisão de usar o procedimento. Ele também terá que esclarecer ao paciente que o tratamento é experimental, falar sobre os riscos envolvidos e pedir o consentimento dele, ou dos familiares, para aplicar o tratamento.


A nota técnica emitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária diz que o método deverá ter a sua eficácia aprovada pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) e Ministério da Saúde, mas já pode ser utilizado em caráter experimental, para pacientes em estado grave – desde que siga as normas previstas para a realização de pesquisa em seres humanos no Brasil.

PUBLICIDADE

 Como

 

De acordo com a Anvisa, o soro convalescente humano tem potencial para ser uma opção no tratamento da covid-19.


É que as pessoas que têm a doença e se recuperam, criam anticorpos para combater o coronavírus.


E essas imunoglobulinas, proteínas presentes no plasma convalescente, podem ajudar a combater a infecção em outras pessoas.


No caso da covid-19, o acesso a esse tratamento pode ser rápido, desde que exista um número suficiente de pessoas que se recuperaram da doença e que possam doar o plasma com imunoglobulinas para reagir contra o vírus.


Deu certo antes


Apesar de ser experimentar, o procedimento já foi colocado em prática com sucesso para o tratamento da SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e nas epidemias de ebola e H1N1.


Este ano ele foi adotado pelo Hospital Policlínico de Pavia, na Lombardia, no norte da Itália. A primeira doação recebida foi de um casal de médicos, informou a imprensa italiana.


Uso nos EUA


A FDA – Food and Drug Administration, na sigla em inglês – foi a primeira a publicar orientações para o uso do plasma convalescente, para conseguir respostas oportunas à pandemia de covid-19 – como informou o SóNotíciaBoa.


Foi uma forma de facilitar o acesso ao tratamento experimental para pacientes graves da doença, ou com risco de morte iminente, já que ainda não existe remédio contra o coronavírus.


O FDA diz que estudos mostram o potencial desse tipo de terapia com plasma convalescente.


Com informações do R7

PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.