sexta, 26 de abril de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Variedades
09/04/2020 17h50

Quais os cuidados com a gestantes em tempos de Covid-19?

As medidas de saúde são essenciais e qualquer alteração devem ser orientadas pelos profissionais de saúde
Quais os cuidados com a gestantes em tempos de Covid-19?
Com tantas informações e desinformações sobre o coronavírus circulando nas redes sociais, uma das dúvidas mais frequentes é sobre o risco de  contaminação durante a gravidez e, consequentemente, nos bebês. Até o momento, muitos fatores são desconhecidos sobre o Covid-19 e seus efeitos,  

com pontuais recomendações específicas para as mulheres durante e pós gestação.

   

“As gestantes foram colocadas atualmente no grupo de risco pela Organização Mundial da Saúde, porque elas apresentam maior risco de contrair a gripe H1N1. Doença com índice elevado de mortes e agravamento no período gestacional. Lembrando também que estamos agora com a sazonalidade das doenças respiratórias, principalmente para nós brasileiros, moradores da região sul. Por isso, a importância de se tomar vacina da gripe e evitar complicações”, alerta a ginecologista e obstetra do Complexo Médico Pró-Vida, Dra. Graziela Porto.

PUBLICIDADE
Quanto ao risco de contrair o Covid-19, a médica destaca que essa condição é a mesma para as demais pessoas, devendo então, seguir os cuidados recomendados pelas autoridades de saúde. “A gestante que puder, deve ficar em casa. O isolamento social é a melhor medida para evitar o contágio da doença. Caso seja contaminada, ela deve tomar todos os cuidados como qualquer pessoa infectada e deve adiar as consultas de pré-natal por 14 dias e se possível, comunicar, via telefone ou redes sociais com o seu médico”, orienta a ginecologista.   


Se a gestante for sintomática, a Dra. Graziela indica procurar uma unidade de saúde para consulta. Caso tenha sintomas mais graves como falta de ar e ou febre, o indicado é procurar o setor de emergência e pronto atendimentos que estão preparados para fazer o correto atendimento e encaminhamentos. 


Realização de exames


“Durante a gestação é muito importante realizar todos os exames indicados no pré-natal, tanto de imagens, quanto laboratoriais. Os diagnósticos são imprescindíveis para detectar doenças e tratá-las corretamente”, pontua.  


Contágio dos bebês 


Estudos preliminares ainda não comprovaram se ocorre ou não a contaminação do Covid-19 da mãe para o feto. O que sabe é que o bebê pode  pegar o vírus da mãe, mas somente se houver algum contágio pessoal depois  do nascimento. “Quanto a amamentação ainda não há confirmações científicas que contradizem os benefícios do leite materno mesmo de mulheres contaminadas para os filhos. A orientação é amamentar, mas tomar todos os devidos cuidados, como uso de máscaras, priorizar a higienização constante e evitar o máximo de contato físico sem proteção”, completa a médica. 

PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.