quarta, 08 de julho de 2020
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Tubarão
15 ºC 12 ºC
Variedades
15/06/2020 17h50

Especialista explica: O coronavírus pode causar sintomas na pele?

Manchas vermelhas em pacientes com Covid são investigadas
Especialista explica: O coronavírus pode causar sintomas na pele?
Ao completar, no fim deste mês, seis meses do primeiro alerta divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre uma misteriosa pneumonia que ocorreu na cidade chinesa de Wuhan e que depois, em menos de três meses a doença (Sars-CoV-2) virar uma pandemia, até o momento muitas perguntas sobre o novo vírus ainda precisam ser esclarecidas. Durante este período, várias autoridades e órgãos mundiais têm realizado inúmeras pesquisas e compartilhado conhecimento. Atualmente alguns estudos e relatos médicos sugerem que pacientes com Covid-19 podem apresentar problemas na pele.


 

“Médicos de diversos países relataram a presença de lesões tipo vasculite, ou seja, manchas vermelhas que aparecerem nas extremidades, mãos e também nos dedos dos pés, de pacientes acometidos com o novo coronavírus, mas há ponderações a fazer sobre essas ocorrências”, relata a dermatologista do Complexo Médico Pró-Vida, em Tubarão, Maria Virgínia de Mello Guedes.

PUBLICIDADE
Conforme a especialista, esse sintoma tem sido presenciado principalmente em crianças e pessoas mais jovens, e são visíveis, aparentemente parecidas com as do sarampo. Alguns pacientes com Covid tem relatado sentir certo incômodo no local. Lesões que não chegam a evoluir e geralmente somem em poucos dias. Sintomas ainda não confirmados em sua totalidade pelas autoridades de saúde.


Para a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) ainda é cedo para conclusões definitivas sobre o tema e pede os médicos e dermatologistas que documentem com precisão de detalhes as possíveis alterações observadas nos acometidos pelo coronavírus. A entidade recomenda que qualquer manifestação que apareça na pele, sendo em portadores do Covid ou em todos, em modo geral, precisam ser investigadas.

 

Colaboração: Complexo Médico Pró-Vida.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia