quinta, 25 de abril de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Variedades
07/08/2020 23h20

Fenômeno da ocultação de Marte pela Lua poderá ser visto a partir de Santa Catarina

Há previsão de tempo bom no momento da ocorrência
Fenômeno da ocultação de Marte pela Lua poderá ser visto a partir de Santa Catarina
Ofenômeno da ocultação de Marte pela Lua poderá ser visto no céu de Santa Catarina, na madrugada deste domingo, por volta de 4 da manhã. praticamente não haverá nebulosidade nesse horário, principalmente do Litoral Norte até a Grande Florianópolis. No Estado o fenômero poderá ser visto até mesmo à olho nú.


Marte está especialmente vermelho e vai se "esconder" atrás da Lua, pela sua borda inferior. Poucas áreas no Brasil terão o privilégio de ver este evento que está sendo considerado raro, pois em 9 de agosto, a Lua estará num grau de iluminação que vai permitir ótima visualização do evento. Em outubro, ainda vai ocorrer um outro evento de ocultação de Marte pela Lua, mas só será visível numa estreita faixa em parte do litoral do BR e não sabemos como estará a nebulosidade.

PUBLICIDADE
A situação de baixa umidade do ar é a condição ótima para as observações astronômicas. Segundo explicou o astrônomo Marcos Calil ao portal Climatempo, o planeta Marte pode ser facilmente observado a olho nu, mesmo nas grandes cidades com poluição luminosa. Por essa razão, no momento que Marte será ocultado pela Lua, todos os observadores que estiverem localizados numa faixa privilegiada do Brasil poderão contemplar esse raro fenômeno. Porém, como esse evento não poderá ser observado em todo o Brasil, o professor Marcos Calil vai transmitir ao vivo esse belo evento que terá duração de, apenas, 01 minutos e 11 segundos. 


Em termos de faixa territorial, somente poucas pessoas no mundo terão o privilégio de observar esse fenômeno. Isso porque, quando observado da Terra, durante o momento em que a Lua irá passar à frente de Marte, somente os observadores localizados ao sul do estado do Rio de Janeiro, no extremo leste do Mato Grosso do Sul, além das pessoas localizadas nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul poderão contemplar esse fenômeno. O mapa abaixo, indica os estados que poderão observar o evento a olho nu.


Com informações de: O Visor.

PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.