São frutas cítricas de pele fina e sabor que varia de muito doce a azedo. Colhidas durante o inverno e nativas do sudeste da Ásia, são o segundo maior tipo de frutas cítricas cultivado depois das laranjas. Elas compartilham muitas características, como poucas ou nenhuma semente, sabor doce, cor alaranjada e casca macia que facilita descascar com as mãos, para se consumir os gomos.
Segundo a nutricionista Adriana Stavro, todos os tipos possuem um perfil nutricional muito semelhante. Têm propriedades antioxidantes e são fonte de minerais, fibras, fitoquímicos bioativos como alcaloides e carotenoides e são excelente fonte de vitamina C, um nutriente que fortalece o sistema imunológico: cada 100 g de tangerina contém cerca de 26 g de vitamina C.
Além disso, a tangerina também contém minerais como cálcio, magnésio, ferro, zinco, cobre e selênio. Para completar, é zero colesterol e baixa em calorias: uma unidade média tem aproximadamente 40 kcal. A fruta também possui alguns fitonutrientes, como caroteno, criptoxantina, luteína, zeaxantina e licopeno. "A tangerina é grande aliada, pois é fonte de vitamina C, um antioxidante que combate os radicais livres do corpo e apoia o metabolismo das proteínas e a saúde imunológica", finaliza Adriana.
Suco de tangerina, limão e gengibre
Ingredientes
1 tangerina descascada sem semente
Suco de 1 limão
1 pedaço de gengibre (2x2) descascado e picado
100 ml de água filtrada
Suco de tangerina, cenoura, gengibre e açafrão
Ingredientes
1 tangerina descascadas
1 cenoura média ralada
1 pedaço de gengibre (2x2)
1 colher de café de cúrcuma
100ml de água filtrada
Suco de Tangerina com acerola
Ingredientes
1 tangerina descascadas
50g de acerola
100ml de água filtrada
Suco de tangerina com camu camu e cenoura
Ingredientes
1 tangerina
100 ml de água filtrada
1 cenoura descascada e picada
1 colher de chá de pó de camu camu
Com informações de Eu Atleta