sexta, 26 de abril de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Variedades
14/11/2020 18h30

Dias Mundial do Diabetes: 5 alimentos que podem ajudar na prevenção e no tratamento

Saiba a importância da alimentação para controlar e prevenir a doença e veja lista que inclui gengibre, café e chá verde, entre outros
Dias Mundial do Diabetes: 5 alimentos que podem ajudar na prevenção e no tratamento
A diabetes mellitus é uma doença caracterizada por um defeito no metabolismo dos carboidratos, ou seja, do açúcares. Dessa forma, existe uma dificuldade de o organismo processar esse macronutriente, o que resulta em níveis elevados de açúcar no sangue (hiperglicemia) ou, em alguns casos, em níveis baixos demais (hipoglicemia). 


Visando a conscientização sobre a doença, neste dia 14 de novembro, é comemorado o Dia Mundial da Diabetes. E para prevenir ou controlar a doença, de acordo com o médico endocrinologista e do esporte Ricardo Oliveira, é fundamental que o indivíduo tenha um controle dietético adequado, com limitação da ingestão de carboidratos, sobretudo de alimentos que contêm o chamado açúcar refinado (açúcar branco). 


Uma série de pesquisas recentes têm apontado ainda alguns alimentos como benéficos no controle da doença. Vale ressaltar que esses alimentos não são o tratamento principal, que inclui um trabalho multidisciplinar de atividade física regular, alimentação, descanso e, em muitos casos, uso de medicação, especialmente insulina. Mas podem ser incluídos na dieta como uma forma de auxiliar o controle da doença.


- A principal forma de se evitar a diabetes mellitus tipo 2, a mais comum em todo o mundo, representando mais de 90% dos casos, é a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, englobando uma dieta equilibrada, a prática regular de atividade física, o sono qualitativa e quantitativamente adequado e, em especial, combatendo o excesso de peso. Em relação ao diabetes tipo 1, doença autoimune e sem relação com obesidade, a qual é mais comum em crianças, adolescentes e adultos jovens, não existe forma de se prevenir - explica Ricardo Oliveira.


Alimentos aliados no controle e prevenção da diabetes

Segundo o médico endocrinologista, na prática, é possível notar que a maioria dos pacientes que investem em apenas um dos três pilares fundamentais para controlar a diabetes (alimentação, atividade física e descanso) acaba por não atingir um controle glicêmico satisfatório. É fundamental investir nos três.


- Eu sempre converso com meus pacientes dizendo: "Onde está escrito que se fizer exercício não precisa fazer dieta? Ou que se fizer dieta não se requer a prática de exercícios?". A diabetes mellitus é uma doença complexa que requer que utilizemos todas as ferramentas e estratégias disponíveis ao mesmo tempo - enfatiza Ricardo Oliveira.


Portanto, é importante frisar que apenas a alimentação balanceada não fará milagre, mas é de suma importância que ela seja equilibrada e saudável e aliada à atividade física e ao descanso. Pensando nisso, confira alguns alimentos que têm se mostrado benéficos no controle da diabetes:


1. Gengibre

De acordo com o estudo publicado este ano, os participantes que utilizaram diariamente duas cápsulas de gengibre em pó (1,2 g) durante o tratamento da diabetes apresentaram uma redução maior dos valores de glicemia e colesterol total, de 20,3 mg/dl a mais na glicemia de jejum, em comparação com os participantes que não utilizaram esse alimento. Dessa forma, foi possível concluir que o o uso do gengibre pode auxiliar o tratamento das pessoas com diabetes. Além disso, os dados coletados na pesquisa dão suporte para a inserção desse fitoterápico na prática clínica dos enfermeiros. Mas é importante notar que faltam estudos sobre o uso do ingrediente in natura, já que o estudo trabalhou com extrato de gengibre.


2 e 3. Café e chá verde

Segundo o estudo publicado na revista BMJ Open Diabetes Research & Care, o consumo de café e chá verde está relacionado a um menor risco de morte por qualquer causa entre as pessoas com diabetes tipo 2. Os resultados da pesquisa apontaram que beber quatro ou mais xícaras de chá verde e duas ou mais de café diariamente está associado a um risco 63% menor de morte em um período de cerca de cinco anos. Outros estudos já sugeriam que o consumo regular de café e chá verde é benéfico para a saúde por conta dos diversos compostos bioativos que essas bebidas possuem, mas essa é a primeira vez que o impacto do café e do chá verde são explorados em relação à diabetes.


PUBLICIDADE

4. "Ervilhas enrugadas"

De acordo com a pesquisa publicada este ano na revista Nature Food, o consumo de uma espécie de ervilha enrugada pode funcionar como uma estratégia alimentar alternativa para combater as taxas crescentes de diabetes tipo 2. Isso porque os cientistas descobriram uma mutação natural nas ervilhas verdes que, além de as deixarem mais secas e enrugadas, fazem com que apresentem um baixo teor de carboidratos e um teor maior de amido resistente. Dessa forma, o organismo leva um tempo maior para digerir o amido resistente, o que ajuda a prevenir os picos de açúcar no sangue, contribuindo para evitar a diabetes tipo 2. Além disso, o consumo da farinha dessa espécie de ervilha se mostrou benéfico, sendo eficaz para evitar picos de açúcar no sangue também.


5. Alimentos ricos em fibras

De acordo com a pesquisa publicada em 2018 na revista científica Science Magazine, uma dieta rica em fibras pode ser benéfica para o controle da diabetes tipo 2. Isso porque o consumo de fibras diversas ajuda no equilíbrio da microbiota intestinal (ecossistema de bactérias no trato intestinal), o que resulta em uma digestão melhor e, consequentemente, em uma redução dos níveis de açúcar no sangue. No estudo, depois de três meses, os pacientes com uma dieta rica em fibras tiveram uma redução maior dos níveis de glicose no sangue, bem como seus níveis de glicose no sangue em jejum caíram mais rapidamente e eles perderam mais peso. Dessa forma, pode-se dizer que, a partir do consumo de alimentos ricos em fibras, o organismo consegue ter um controle melhor da glicose no sangue, o indivíduo consegue perder mais peso e os pacientes com diabetes do tipo 2 conseguem apresentar melhores níveis de lipídios. 


É importante ressaltar que um estilo de vida equilibrado e ativo pode tratar a pré-diabetes e prevenir a diabetes tipo 2. Por isso, adotar hábitos saudáveis é fundamental. Invista em uma alimentação balanceada, na prática regular de atividade física e no sono qualitativa e quantitativamente adequado. Dessa forma, além de prevenir ou controlar a diabetes, você perceberá uma diferença positiva na sua qualidade de vida e no seu bem-estar como um todo.


- Hoje, vive-se uma verdadeira pandemia envolvendo diabetes e obesidade, também chamada por alguns autores de diabesidade. O combate a essa pandemia urge e deve começar o mais cedo possível, ainda na infância, lembrando que a diabetes acomete cada vez mais indivíduos mais jovens, incluindo adolescentes e até mesmo crianças - destaca o médico endocrinologista Ricardo Oliveira.


Texto Eu Atleta 


PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.