quinta, 28 de março de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Variedades
30/11/2020 10h09

Cuidado para não enfiar o pé na jaca! No Centro de Tubarão, jaqueira esbanja seus frutos

Entre as árvores da Praça 7 de Setembro, um pé de jaca chama atenção
Cuidado para não enfiar o pé na jaca! No Centro de Tubarão, jaqueira esbanja seus frutos

Quem anda pelas ruas no Centro de Tubarão apressadamente pode não reparar, mas ao lado da banca, em frente ao banco, na praça 7 de Setembro, há uma árvore frondosa carregada de bolas grandes verdes e amarelas. Seriam enfeites de Natal? Não. É apenas a jaqueira dando seus frutos. 

O pé de jaca carregado chama atenção de alguns moradores. Outros, com a correria do dia, em meio ao barulho do trânsito e as notificações constantes no celular, acabam não notando o grande pé de jaca que traz beleza, sombra e contribui com o meio ambiente.

Apesar do grande tamanho de seus frutos, a jaqueira é uma árvore de porte ereto, elevada (atinge de 20 a 25 metros), de copa densa e irregular. A jaqueira ainda tem uma bonita floração que ocorre, principalmente entre janeiro e março com vários picos ao longo do ano. 

 Ela é encontrada na principal praça da cidade de Tubarão, onde há uma grande área verde com árvores nativas, áreas de lazer, bancos e alguns monumentos. Na praça da Igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro Humaitá, outro pé de jaca também chama atenção dos moradores e de quem passa pelo local.

PUBLICIDADE
Você conhece os benefícios da jaca?


A jaca é famosa por sua viscosidade e seu aroma forte e marcante. São essas mesmas características que fazem algumas pessoas torcerem o nariz para a fruta. Entretanto, mesmo não sendo popular entre alguns, ela tem grande importância cultural e características nutricionais relevantes.

Uma das maiores frutas cultivadas, seu formato é ovalado e seu tamanho que pode ultrapassar os 70 centímetros e chegar a 40 quilos. Ela possui casca amarelada com superfície áspera e, quando madura, apresenta pequenas saliências. Seu interior é formado por vários gomos, sendo que cada um contém um grande caroço recoberto por uma polpa cremosa. O número médio de frutos produzidos por planta é de 45 e a produtividade chega a 475 kg/planta.

Nativa da Ásia, a planta se adaptou muito bem no Brasil. Nesta época do ano, é comum ver as jaqueiras carregadas de frutos que, muitas vezes, são pouco aproveitados ou até perdidos, pois a jaca se deteriora rapidamente.

Este fruto apresenta inúmeros benefícios para a saúde por ter na sua composição importantes nutrientes, vitaminas e minerais e pode ser consumida em sumos, geleias ou cozida. 

De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco), a jaca apresenta minerais como o manganês, o magnésio e o potássio. Além disso, contém vitaminas C e do complexo B.

Cada 100 gramas da fruta crua têm 88 kcal e 2,4 gramas de fibra alimentar que auxilia o sistema digestivo. Entretanto, vale lembrar que a jaca é ingrediente de diversos preparos e, alguns deles são calóricos. É o caso, por exemplo, da sua versão caramelizada que apresenta alto teor de açúcar.


Fotos: Willian Reis

PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.