segunda, 06 de dezembro de 2021
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Variedades
24/11/2021 14h30

Pacientes da UTI do HNSC recebem cuidados de saúde bucal

Cuidados são fruto de parceria do Hospital com curso de Odontologia da UniSul
Pacientes da UTI do HNSC recebem cuidados de saúde bucal

Como forma de melhorar a saúde dos pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva, o Hospital Nossa Senhora da Conceição fez uma parceria com o Curso de Odontologia da Unisul, em que os alunos do 8° e 9° semestres do curso, dentro da disciplina de Estágio Clínico de Saúde Bucal Coletiva I e II, cuidam da saúde bucal dos internados no setor. 


Apesar do convênio de longa data entre ambas as instituições, é a primeira vez que esse estágio é ofertado, permitindo além do contato do aluno com o ambiente hospitalar, oferecer atenção odontológica aos pacientes que passam por uma fase crítica e que, normalmente, estão impossibilitados de executar um cuidado apropriado com a saúde bucal.


Segundo o prof. Wladimir Pimenta, do Curso de Odontologia da Unisul, a literatura científica tem mostrado que muitas infecções comprometedoras da saúde sistêmica dos pacientes podem ter origem ou associação com germes de origem bucal. 


“A presença de biofilme microbiano na boca pode influenciar as terapêuticas médicas, devido aos fatores de virulência dos microrganismos que nela se encontram, os quais podem ser agravados pela presença de outras alterações bucais como cáries, necrose pulpar, traumas provocados por próteses fixas ou removíveis que podem trazer ao paciente repercussões na sua condição sistêmica”, explica. “Então, identificar focos de infecção, bem como controlar a flora bacteriana do ambiente oral é fundamental para garantir a boa recuperação dos pacientes internados”.

PUBLICIDADE

De acordo com o professor, os cuidados bucais quando realizados adequadamente, podem reduzir uma série de problemas como o aparecimento de pneumonia associada ao uso de ventilação mecânica nos pacientes da UTI. “A participação do cirurgião-dentista na equipe multidisciplinar é de fundamental importância para a terapêutica e a qualidade de vida dos pacientes hospitalizados, além de diminuir os vários tipos de infecções, reduzir custos, tempo de internação e uso de antibióticos”, pontua Pimenta.

PUBLICIDADE


A coordenadora do Centro de Pesquisas Clínicas do HNSC, Fabiana Schuelter Trevisol, também ressalta a importância da troca de experiência entre os profissionais de saúde da instituição com a área de Odontologia, ampliando as considerações da saúde integral já implementada na prática clínica cotidiana. “O estágio tem ocorrido às terças e quartas-feiras



HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.