Jairo Cascaes fica na secretaria de gestão. Boatos davam conta da sua saída. Porém, em conversa com o colunista, Jairo Cascaes reafirmou seu compromisso com o vice-prefeito Caio e o prefeito Ponticelli. Ele fica até quando o desejarem na gestão. O resto é conversa.
Especulando a minirreforma
Não é segredo pra ninguém que o governo Ponticelli e Caio, pouco a pouco, no início de 2022, vai fazer sua minirreforma administrativa. Uma avaliação está sendo feita em cada uma das Secretarias. Na verdade, neste segundo mandato, pouco ou quase nada houve de novidade em relação ao secretariado. Apenas a criação de novas secretarias e fundações. Posso garantir que tem até vereadores e vereadoras sendo cotadas nessa minirreforma.
DIGO QUE NÃO FICO
É cada vez mais forte a saída do vereador Nilton de Campos da Casa Legislativa. Conforme já foi divulgado, Campos não fica na Câmara como vereador. As articulações são muito fortes para que assuma uma pasta no governo. Qual? O colunista colocou Newton na Infraestrutura, porém, essa especulação de uns dias pra cá deixou dúvidas no ar. Nilton de Campo já está à disposição do prefeito desde o dia 2 janeiro de 2022, para assumir qualquer pasta no governo Ponticelli e Caio. E a costura continua.
Desde 2020, e mais acentuado em 2021, o PTB ressurgiu forte aqui no Estado. O presidente e deputado estadual Kennedy Nunes vem circulando por todo estado fazendo reuniões e organizando seus diretórios. Três são as novidades no partido, que nunca foi negado. Um, o PTB é e será um partido Bolsonarista; dois, o PTB estará ao lado do PL de Jorginho Melo e três, seu presidente Kennedy Nunes é o primeiro nome ao senado nesta eleição de 2022.
AUSÊNCIA INEXPLICÁVEL
Não dá para acreditar. É surreal o que aconteceu nos últimos dias de votação na Câmara Federal em dezembro de 2021. O deputado Daniel Freitas sequer participou da votação que trouxe alívio para todo o setor econômico do sul do estado. É verdade também que o deputado trabalhou muito nos bastidores para que o projeto de autoria do senador Esperidião Amin tivesse sucesso. O projeto do senador Amin contou com uma emenda importantíssima do deputado federal Ricardo Guide (PSD) e a relatoria da deputada federal Geovânia de Sá (PSDB).
O projeto, aprovado e sancionado pela presidência da República, se refere a compra de energia gerada pelo complexo Jorge Lacerda até 2040. Esta sanção garantiu os 20 mil empregos que são gerados desde a extração de carvão, transporte e geração de energia.
É bom lembrar que a presidente do fórum parlamentar, a deputada Ângela Amin ( Progressistas), junto com todos deputados federais de Santa Catarina, teve uma participação importante na aprovação do referido projeto. Já o deputado Daniel Freitas perdeu a grande oportunidade do seu mandato de poder votar no referido projeto, porque se encontrava em viagem ao Rio de Janeiro neste dia.
Muitas pessoas se envolveram por muito tempo nessa questão do complexo termelétrico Jorge Lacerda, até chegar nesse momento de felicidade. Quero aqui lembrar do Eng. Benony Schmitz, da FTC, incansável na luta ao lado do presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral, Fernando Luiz Zancan, bem como dos prefeitos Clésio Salvaro, de Criciúma, Ponticelli, de Tubarão, e Dr. Vicente, de Capivari de baixo. Nossos aplausos a esses que se envolveram, principalmente ao senadores de SC e todos deputados do fórum parlamentar de SC, que foram na Câmara e votaram o projeto tão importante.
Algo no Reino da Dinamarca Liberal-SC não anda lá muito bem. O vice-prefeito Caio Tokarski e ainda pré-candidato a deputado federal, teve reunião na última terça feira (11) na capital, com a cúpula do PL, manifestando seu descontentamento com os últimos acontecimentos dentro da sigla. Uma das reclamações é, sem dúvida alguma, o congestionamento do espaço para federal, antes prometido para o vice-prefeito na região sul. Em breve, notícias sobre o desenrolar de toda essa situação.
Os dois candidatos de Tubarão
Na última semana, os dois pré-candidatos a deputado estadual de Tubarão, Pepê Collaço (PP) e Matheus Madeira (PT), foram vistos na mesma mesa de um restaurante da cidade. Não se trata de nenhuma costura política, eles apenas estavam no mesmo ambiente e se cumprimentaram e conversaram. Pepê tem as condições de ser o candidato mais votado da cidade, pelo desempenho que teve em 2018 e a proximidade com o governo municipal. Matheus, por sua vez, é uma aposta de renovação, concorrendo pela primeira vez à Assembleia Legislativa. Está trabalhando, tem credibilidade e pode ser uma boa surpresa.
MOMENTO DA BARRA DO CAMACHO
Há uns dias atrás, o governador Moisés juntou uns punhados de políticos e alguns curiosos, para testemunhar a assinatura da ordem de serviço da Barra do Camacho, tão esperado por todos que vivem lá. Nem bem começou e a draga teve que parar o serviço, depois da fiscalização da Marinha no local – mas isso é o de menos. A briga maior é pela paternidade da tão esperada obra.
Os verdadeiros herdeiros
Segundo,vamos apontar os verdadeiros pais que fizeram o teste de DNA. AMUREL, Vereador Gelson Bento, Dr. Passinho, Dionísio Bressan, Associação dos Pescadores e o ex-prefeito Claudemir. E não podemos esquecer da própria comunidade do Camacho, bem como do deputado Felipe Estevão, que foi o primeiro a falar sobre os problemas na tribuna da Assembleia Legislativa. Fora isso, são todos pais eleitorais de última hora.