sexta, 19 de abril de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Variedades
24/06/2022 12h42

Haroldo Silva, o Dura: confira os destaques de política na coluna semanal

Semanalmente, às sextas-feiras, são publicadas suas análises sobre a política regional no nosso caderno especial
Haroldo Silva, o Dura: confira os destaques de política na coluna semanal
Frente democrática


Tudo parecia um mar de rosas vermelhas com a união dos partidos de esquerda em Santa Catarina até o presente momento. Porém, descobre-se que o mar está revolto dentro da frente e que as arestas da discórdia são fortes por espaços. Os números total de 8 partidos buscando seus espaços na majoritária é notório e publicável.


O faz de conta


Dário foi o primeiro a ficar completamente isolado dos demais, devido a arquitetura do faz de conta da articulação entre Décio Lima e Merísio como vice. História pra boi dormir. Historinha para intimidar Dário. Pior que essa união faz de conta começou e deu certo. O Diário do PSB está solitário, isolado e sem amigos.


NAO TEM PRA TODOS


Por dentro da própria esquerda, começaram a aparecer alguns interesses nesse pirão escaldado. O PDT já tem seu espaço no grupo de Décio do PT, aí o PCdoB também quer o seu espaço lançando o nome da ex-deputada Angela Albino. Outro partido que não quer ficar fora desse bolo é o PSOL de Afrânio Boppré. Durma com um barulho desse. Mas com certeza a ordem dos acertos vem de cima até semana que vem. E vem de São Paulo. 

PUBLICIDADE
Sobre Dário na Frente Democrática, essa bronca toda vai parar no STF do Lula e do Alckmin, parafraseando o jornalista Upiara Boschi. Sim, a decisão dessa união ou parceria ainda vai ter capítulos onde tanto PT nacional como PSB vão ter algum trabalho para acertar o enterro. O senador Dário Berger tem ao seu favor uma grande chance de voltar pra mesa. Porém, já vai sabendo que o racha é inevitável e que sua aceitação imposta de cima pra baixo não vai ser aceita assim tão facilmente. Ganha a posição mas perde o apoio.


O DESLIZE DE SORATO


O pré-candidato do PL Sorato, que trabalhou muito bem sua pré-candidatura por algumas semanas, sem conhecer rejeição alguma, começa a sentir a negação de alguns eleitores ao se aproximar do deputado federal oportunista Daniel Freitas de Criciúma para uma futura dobradinha. Pegou muito mal para ele essa aproximação. Daniel Freitas levou na última eleição aqui 10 mil votos e depois não apareceu mais.


Nega mas não nega


Agora o assédio do nobre deputado federal parece estar sendo correspondido pelo pré-candidato Sorato, mesmo negando a este colunista tal aproximação. As fotos não mentem. Caso isso dê liga, vai ficar muito ruim, para toda região, no quesito federal.


PRESTAÇÃO DE CONTAS


O deputado federal bolsonarista raiz Coronel Armado colocou na região mais de 17 milhões de emendas até o presente momento. Coronel Armando, amigo da gestão Joares e Caio, é tubaronense por adoção, tendo dado seu apoio à cidade e região. O Deputado Coronel Armando está de aniversário hoje e leva os parabéns do colunista e de todos seus amigos da região da Amurel.

PUBLICIDADE
SÓ PRA FOTO


Ministro sem público, veio bater fotos em Tubarão numa agenda fajuta amadora e partidária. Reclamaram da ausência de público ao evento. Mas como reclamar se nem o prefeito ou vice da cidade foi convidado? Evento sem divulgação alguma. Parecia que não queriam outros atores políticos nesse encontro. Perderam por vários motivos. O Ministro não disse a que veio. Os partidários do PL ficaram como queriam, pertinho do Ministro Queiroga para bater fotos e o senador Jorginho reclamou sem motivos dessa pobre agenda.


Joares declarado moisés


Não poderíamos esperar outra direção do prefeito e político experiente como Joares Ponticelli em relação a declaração de voto para o governador Moisés, que vai pra reeleição. Ponticelli faz política de forma grandiosa, onde não esconde suas preferências em época de eleição e desta vez ,tem motivos de sobra como prefeito para apoiar o governador Moisés.

Sem dúvida alguma, um voto carimbado pela gratidão, por reconhecimento e por expectativa de futuro para que esse projeto continue mais forte do que está. Então Moisés assim tem a coordenação de Ponticelli confirmada e inaugura o Pacto Federativo municipal de vez, que está dando certo. 


LADO SOCIAL DA COLUNA


O pedido de um avô para que possa mostrar sua neta de 3 aninhos já dando ordens ao mesmo é inegável a este colunista, que também tem o mesmo problema. Netos dão ordens e os avôs nem discutem. Atendem. Isadora, neta do prefeito Ponticelli, já nasceu uma articuladora. Quando tem oportunidade, dá alguns conselhos para o seu avô. É comprovadamente a única que ele obedece. A única que quebra qualquer agenda para estar perto do vovô.


Articulando na cidade


Fernando Cruzetta, que tem raiz na cidade e hoje mora em Orleans, pré-candidato a deputado estadual pelo Progressistas, apoiado pelo senador Esperidião Amin, já tem sua coordenação completa para enfrentar o pleito de 2 de outubro. Fernando Cruzetta, no dia 28, vai reunir dezenas de amigos aqui de Tubarão para expor seus planos de campanha e buscar mais apoio para o seu projeto. O voto é isso e ninguém é dono dele. Deu pra entender. 


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.