terça, 23 de abril de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Variedades
26/06/2022 22h00

Gente Daqui: inspirada pela família esportista, ela hoje é árbitra de futebol. Sabe quem é?

Sobrinha de Zenon e filha do árbitro Zilton, o esporte faz parte de sua vida desde a infância
Gente Daqui: inspirada pela família esportista, ela hoje é árbitra de futebol. Sabe quem é?

Tamires Citadin nasceu em Tubarão e desde criança já teve contato direto com o esporte. Filha do árbitro Zilton de Souza Farias e sobrinha do jogador de futebol, Zenon, ela iniciou a prática do esporte já aos 9 anos.


"Minha infância foi maravilhosa, cresci no meio do esporte. Aos 9 anos comecei a jogar Handebol pela cidade de Tubarão, parei uns quatro anos por motivo de mudança de cidade. Mas depois voltei a morar e ainda continuo jogando e representando nossa Cidade Azul. Esse ano estamos participando da Extra Liga Santa Catarina e do JASC, que será no final do ano. O interessante é que meu técnico continua o mesmo desde meus 9 anos, que é o Antônio Paulo Martins Neto", conta Tamires.


Além do esporte, Tamires também escolheu outras áreas de atuação. "Me formei em Processos Gerenciais no ano de 2019 e na última sexta-feira (24) me formei para ser corretora de Imóveis. Trabalhei na área administrativa e financeira por mais de 6 anos, mas depois resolvi me desafiar a nossos projetos e entrei para o ramo imobiliário", detalha.

PUBLICIDADE

Mesmo com outras profissões, a paixão pelo esporte continuou e Tamires também conseguiu seguir como árbitra de futebol. "O que ninguém sabe é que além de jogar handebol pela cidade e ser corretora, sou Árbitra Assistente da Federação Catarinense de Futebol pelo meu segundo ano consecutivo", comenta.


Tamires conta como entrou no mundo da arbitragem. "A profissão de Árbitra Assistente está no sangue, vivo e amo o esporte. Comecei minha carreira na Liga Tubaronense de Futebol em 2018 atuando como Delegada. Em 2019 comecei o curso de Árbitros e em 2020 me formei (devido a pandemia nossa formatura ocorreu no ano de 2021). Em 2021 ingressei no quadro da Federação Catarinense de Futebol", relembra a trajetória.


Tamires destaca que sua vivência no esporte é graças ao incentivo e exemplo de sua família. "Só tenho agradecer pelas minhas raizes, meu pai Zilton e meu Tio Zenon. Eles sempre foram minha inspiração para estar onde estou hoje e ainda tenho um caminho longo a percorrer. Mas a cada etapa alcançada sou grata", agradece Tamires.


Ainda sobre sua família, Tamires destaca o que aprendeu sobre a vida. "Meu pai e minha mãe vieram de uma época em que era vivido com muito pouco, tinham muitos irmãos e a comida e roupa era tudo divido. Hoje graças a Deus, vivemos melhor. Aprendemos a dar muito valor para tudo, até o simples fato de conseguir tomar um café da tarde em algum lugar bacana. Cada um de nós tem sua história, sua vida. Por isso nunca julgue alguém sem conhecer, jamais façam isso. Você não sabe da metade das coisas que o outro passou para chegar onde está hoje", diz a árbitra.

PUBLICIDADE
Tamires é casada e conta que tem um filho pet. "Conheci meu marido através de um amigo em comum nosso. Ele é Analista e Desenvolvedor de Sistemas. Temos um filho de 4 patas adotado que se chama Frederico e quem sabe daqui uns anos lhe daremos um irmãozinho", projeta Tamires.


A árbitra destaca que a felicidade faz parte dos pequenos detalhes da sua vida. "Tem tantos momentos da minha vida que eu fui feliz, valorizo sempre os pequenos gestos, amigos verdadeiros, risos leves. Amo estar com meu time de Handebol, amo estar no campo de futebol trabalhando, amo estar em casa com minha família. Não tenho como escolher qual desses momentos eu fui mais feliz, pois sou grata e sou feliz por ter pessoas maravilhosas em minha vida", ressalta.


Tamires desta um momento marcante na sua história. "No dia 19/06/2022 fiz minha estreia no Campeonato Catarinense série A Sub-15. Foi emocionante demais para mim, pois ali eu sabia que era o começo de um sonho. Então ali foi um momento onde eu tive a certeza do caminho que eu quero percorrer daqui em diante" destaca.


Para o futuro, Tamires espera um mundo melhor. "Tenho muitos sonhos, por enquanto um deles está se realizando que é estar trabalhando com o futebol de campo. Eu espero que o futuro seja um lugar bom para nossos filhos, que tenhamos maestria para educar nossos filhos a caminhar sempre pelo caminho do bem, ensinar sempre a respeitar a todos, não importa cor ou gênero. Ter empatia com o próximo, e viver um dia após o outro, pois do amanhã a gente não sabe, somente Deus", finaliza a árbitra.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.