segunda, 15 de agosto de 2022
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Variedades
04/08/2022 10h06

Artigo: Por que a assessoria jurídica tem se mostrado essencial ao profissional de saúde?

Leia o artigo de Alexander Baricalla, advogado integrante da Kern & Oliveira Advogados Associados
Artigo: Por que a assessoria jurídica tem se mostrado essencial ao profissional de saúde?
As últimas décadas nos trouxeram muitos avanços tecnológicos; a área da saúde se favoreceu e evoluiu magistralmente desde então. Por outro lado, o paciente também soube usufruir dos avanços advindos desta tecnologia: chega no consultório médico somente para “confirmar” seu diagnóstico, uma vez que sua primeira consulta foi feita com o “Dr. Google”.


Esta situação, aparentemente simples e inofensiva, tem trazido grandes transtornos aos profissionais de saúde.


Isso porque o profissional de saúde (médico, dentista etc.), dantes respeitado em sua autoridade técnica, tem sido submetido a questionamentos sem embasamento, suas decisões não são acatadas e muitas vezes restam processados sem ao menos terem a oportunidade de resolver tal problema fora da esfera judicial.

PUBLICIDADE
Os pacientes, dotados de seu conhecimento empírico, apoiados por leis que os tornam superpoderosos frente aos profissionais de saúde, têm inflado o sistema judiciário com uma enxurrada de ações contra os profissionais de saúde. Uma mostra disso é o relatório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de 2021[1], que nos aponta um incrível número de 2.250.733 novos processos acolhidos pelos Tribunais de Justiça de 2015 a 2020, todos relacionados à saúde.


Diante desta triste realidade, fica evidente a necessidade de uma assessoria jurídica especializada, o advogado/escritório atuante na área do Direito Médico Empresarial é peça fundamental no sentido de balizar a relação do paciente com o agente de saúde, (médico, odontólogo, clínicas, hospitais e planos de saúde), buscando evitar ou minimizar os prejuízos que todo profissional de saúde está sujeito.


Na prática é necessário que haja uma maior aproximação entre o profissional de saúde e o advogado; este, por sua vez, deve atuar sempre de forma preventiva, revisando e criando termos e protocolos que darão mais segurança jurídica na relação do profissional de saúde com seu paciente, seu fornecedor e/ou seu empregado.

PUBLICIDADE
Outras questões, como a conscientização e instrução a respeito da importância do correto preenchimento do Prontuário Médico, a constante atualização a mudanças legislativas e, sobretudo, a orientação do profissional de saúde diante de acusações de erro médico, são de extrema importância e ensejam assessoramento jurídico adequado.


É sabido que a imagem, a carreira, a credibilidade e a saúde emocional do profissional de saúde – frente a todas essas questões - precisam ser preservadas.


Nesse contexto, procure um advogado de sua confiança e obtenha a segurança jurídica necessária para desenvolver com tranquilidade sua carreira profissional.


ALEXANDER BARICALLA

Advogado inscrito na OAB/SC sob nº 62.068 – Integrante da Kern & Oliveira Advogados Associados (OAB/SC 1.880) - Pós-Graduando em Direto Médico Empresarial e em Direito Empresarial - Integrante da Comissão de Direito Médico e Saúde da OAB (Subseção de Tubarão/SC).

alexander.baricalla@ko.adv.br 


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.