Rodrigo Curi, 38, e Juliana Albano, 39, pais de Enzo Curi, 5, dizem que o vídeo, em que o pai aparece comemorando com os braços para cima e levantando o menino no ar, foi gravado no começo de janeiro, durante as férias da família no Guarujá (SP).
"Um dos momentos mais marcantes da vida. São coisas assim que fazem tudo valer a pena", diz a legenda do vídeo publicado no seu perfil. Na página de Enzo, que tem uma conta gerenciada pelos pais, o vídeo também aparece acompanhado de um texto.
"Mamãe, muito obrigado por ter gravado e torcido por mim como sempre faz", diz. Rodrigo diz que a mensagem foi verbalizada pela criança e transcrita por ele, já que Enzo ainda não sabe escrever, nem possui autonomia para mexer na plataforma.
De acordo com Rodrigo, as cenas compartilhadas em seu Instagram no dia 12 de janeiro foram replicadas por páginas internacionais há cerca de duas semanas. Juliana diz que o menino é reconhecido na rua desde então.
Mas foi só nesta segunda semana de fevereiro que as imagens capturadas por Juliana viralizaram por meio de páginas brasileiras. "A maior parte das mensagens recebidas foram positivas e animadoras. Nós lemos algumas para o Enzo. Ele acha legal, mas não entende a dimensão", diz Rodrigo.
O vídeo, replicado por diversos perfis no Instagram e no Twitter, gerou uma nova onda de comentários emotivos de pais e filhos que dizem se identificar com as imagens. Por outro lado, outros usaram o registro para discutir e partilhar as próprias experiências com abandono paterno.
Rodrigo e Juliana dizem que leram a maioria das mensagens recebidas na publicação original. "Tiveram muitas coisas pessoais que eu não sabia como responder. É uma cena simples e muito bem captada, num momento muito feliz da família, e reflete em várias pessoas, famílias e culturas", diz Rodrigo.