Variedades
27/08/2023 21h50
Cientista afirma que híbrido de humano e chimpanzé existiu e foi morto por médicos há quase 100 anos
Ele afirma que o “humanzee” foi criado por inseminação artificial nos EUA em 1920 e posteriormente realizaram eutanázia pelas preocupações morais e éticas
Em uma declaração surpreendente, o psicólogo evolutivo Gordon Gallup alega que um híbrido de humano e chimpanzé, chamado de "humanzee", foi criado através de inseminação artificial em um laboratório nos EUA em 1920. Gallup afirma que o experimento resultou em um bebê com metade de sua composição genética humana e metade de chimpanzé, mas o híbrido foi posteriormente morto por médicos devido a preocupações morais e éticas. O psicólogo não revelou a identidade do informante, mas assegura que se trata de um profissional renomado que trabalhou na Yerkes e no centro de pesquisa da Universidade Emory, em Atlanta.
A afirmação de Gallup traz à tona um tema controverso e pouco documentado na história da biologia, envolvendo a tentativa de criar híbridos entre humanos e primatas não humanos. Em 1920, o cientista russo Ilya Ivanovich Ivanov também tentou realizar experimentos semelhantes, mas sem sucesso. O caso mais recente de especulação sobre um híbrido foi "Oliver, o chimpanzé", em 1958, mas testes de DNA posteriormente revelaram que o animal tinha a composição genética de um chimpanzé comum, não de um híbrido humano-chimpanzé.
Embora a criação de híbridos entre humanos e primatas seja tema de especulação e controvérsia, Gallup aponta que é teoricamente possível criar híbridos entre seres humanos e gorilas ou orangotangos. No entanto, ele ressalta que os custos e os desafios éticos envolvidos em tais experimentos dificilmente justificariam sua realização.