Sábado, 10 de maio de 2025
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Variedades
01/12/2023 11h45

Haroldo Silva, o Dura: confira os destaques da coluna desta sexta-feira, 1

semanalmente, às sextas-feiras, Dura traz suas análises da política local ao público do HC. Confira!
Haroldo Silva, o Dura: confira os destaques da coluna desta sexta-feira, 1

POLITICANDO


SER OU NÃO SER 


Parafraseando William Shakespeare em "Ser ou não ser, eis a questão", onde Hamlet entra em cena para iniciar um monólogo. Apesar de a pergunta parecer complexa, na verdade, é bastante simples. Transpondo para o cenário político local contemporâneo, essa frase se encaixa bem ao ex-governador Carlos Moisés em relação à sua possível candidatura à prefeitura de Tubarão em 2024. As dúvidas e incertezas são enormes quanto a ser ou não ser. Até lá, podemos sempre recorrer ao monólogo de Hamlet, "Ser ou não ser, eis a questão". Agora cabe a você interpretar tal situação.


OUTRO PROJETO 


Vou arriscar uma interpretação sobre ser ou não ser. Tenho dúvidas se o ex-governador será candidato em 2024. Seu projeto parece ser para 2026, talvez como senador ou candidato a deputado federal. Seu trabalho pelo estado é bastante intenso. Se for isso, então o antiprojeto ensaiado até agora parece que já fez água. No entanto, até julho do próximo ano, muita água ainda vai passar por debaixo da ponte, e tudo poderá mudar de uma hora para outra. Hoje, Moisés parece não ser candidato a prefeito, mas...


MAIS CADEIRAS


Sobre o aumento do número de vereadores de nossa colenda casa legislativa, que está em discussão para passar de 15 para 17 cadeiras, algumas opiniões contrárias e favoráveis já começaram a aparecer. O duodécimo da Câmara é constitucional e direcionado à casa legislativa, correspondendo a 6% ou até 7% da arrecadação do município. Entendo que com 15 ou 17 vereadores tanto faz. O que sou contra é caso esse aumento interfira no duodécimo de repasse, o que não deverá acontecer. No entanto, o debate é livre, e as opiniões devem ser respeitadas.


SURPRESAS


O colunista apurou durante a semana que, em breve ou, no mais tardar, no final de janeiro, teremos na Câmara de Tubarão a surpresa da renúncia de um ou até dois vereadores do cargo que hoje ocupam como titulares. A renúncia do mandato desses dois vereadores, ou pelo menos um deles, tem como pano de fundo questões pessoais e profissionais.

PUBLICIDADE

FIDELIDADE


Dionísio Bressam Lemos, presidente da Copagro e filiado ao PL, só será candidato a prefeito caso Soratto não seja. Essas palavras foram proferidas por ele mesmo durante o programa "Entrevista Tubá" no último sábado, ao ser entrevistado por quase duas horas. Dionísio vai mais adiante e diz que tem respeito pelo deputado Soratto e estará com ele em todos os momentos. Afirma ainda que não é um homem vaidoso e que Soratto tem todas as condições de ser um bom prefeito, caso eleito. No entanto, se Soratto declinar da sua candidatura, o que não desejo, estarei pronto para entrar em campo, finalizou.


SOBRE A REDRAGAGEM 


Como mensurar o valor de um projeto sem ele ainda estar pronto? Pois, sem adequação ou um novo projeto da redragagem, já se fala que custará 600 milhões de reais. Dionísio, de forma direta e conhecedor do assunto, disse que essa obra está cara e inviável de ser concretizada. Como chegaram a esse valor? Além disso, a redragagem não resolverá as cheias do rio Tubarão; há outras alternativas que devem fazer parte do novo projeto.


VALOR FORA DA CURVA 


Mas 600 milhões, impossível de acontecer, finaliza Dionísio Bressan Lemos. "Para o colunista, esse desafio só será superado com força política federal e estadual, mais ainda federal, e essa nos falta. O sul não é prioridade em relação às cheias. É perceptível quantos ministros sobrevoaram a região de Rio do Sul até Itajaí. As prioridades estão lá. Por aqui, nem visita, e muito menos verbas, para a tão falada redragagem. Não temos força política. Deu pra bola.


NOVA LIDERANÇA


A líder comunitária do Monte Castelo, Paulinha, assessora de gabinete do vice-prefeito Moisés, será candidata a vereadora no próximo ano, com apoios importantes nessa caminhada. Terá o respaldo de Dionísio Bressam Lemos e do carismático vice-prefeito Moisés. Moisés não será mais candidato a vereador, então Paulinha deve contar com esses apoios e espaço. Atualmente, a pré-candidata está filiada ao Progressista, mas tem tudo para se filiar ao PL no início do próximo ano.

PUBLICIDADE

PERDEU RAIMUNDO


Em caso de uma eventual cassação do senador do PL Jorge Seif, que será julgado em breve pelo TSE, sendo denunciado pela coligação de Raimundo Colombo na eleição passada por abuso econômico, achando o PSD, que Raimundo, que ficou em segundo lugar, poderia assumir a vaga de senador em aberto caso Seif seja cassado. Ledo engano. O tiro saiu pela culatra. O STF, nesta semana, julgou que, caso haja vacância do cargo de senador nessas circunstâncias, haverá uma nova eleição. No tapetão não vai dar não! Bravou o senador Jorge Seif.


MAIS UM 

Eu já vinha alertando há muito tempo que o PSDB nacional, estadual e municipal vinha perdendo importantes lideranças. O problema já chegou aqui em Tubarão. O PSDB, além de perder o ex-candidato Nilton Veronesi, agora também perde o jovem João Zabot do bairro de Oficinas, que vem realizando um bom trabalho comunitário e se destaca como um candidato com muito potencial de eleição em 2024. João ainda não decidiu a qual partido se filiará, mas tudo indica que as conversas com o PL do deputado Soratto estão bem avançadas.


MDB NÃO PARA

O MDB não está em silêncio. O "manda brasa" está se reunindo toda semana. Mas, nesta quinta-feira, houve uma reunião com desafios e pautas importantes, onde o assunto principal foram as candidaturas a prefeito e as pré-candidaturas a vereador. Foram discutidos critérios e o futuro. Hoje, se apresentam dois candidatos a prefeito: o vereador Tancredo e o jovem João Marcelo, bem como mais de 26 nomes como pré-candidatos a vereador.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.