segunda, 29 de abril de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Variedades
12/04/2024 15h55

Haroldo Silva, o Dura: confira os destaques de política na coluna semanal

Semanalmente, às sextas-feiras, Dura traz suas análises de política ao HC Notícias
Haroldo Silva, o Dura: confira os destaques de política na coluna semanal

POLITICANDO

ATÉ A CONVENÇÃO

Nova novela, novos capítulos, novas mentiras, novas meias-verdades e novas especulações, de 06 de abril até 05 de agosto, quando se encerram as convenções partidárias. Sim, as convenções começam em julho e vão até o início de agosto, e elas serão as protagonistas desse grand finale na política nacional. Aqui não será diferente. Vamos colocar cabeça de chapa e vice para todos os gostos. Na verdade, não existe vice até as convenções, todos são candidatos a prefeito e trabalham seus nomes para consolidar no dia D. Agora começam os diálogos e os acordos pra valer.
 

PEDIR VOTOS

Outra certeza é que até o dia 16 de agosto é vedado aos candidatos, mesmo que tenham passado nas convenções, pedir votos publicamente em órgãos de imprensa. Só depois que os motores roncam oficialmente. Alguém acredita que já tem candidato pedindo voto? Na verdade, o jogo já começou a ser jogado, mas não mostrado. Por debaixo do pano. Isso sim. Todo cuidado daqui pra frente é necessário para que se faça uma boa eleição. Mas a pressa depõe rapidamente contra os mais afoitos. É proibido pedir votos neste período. Ponto final.
 

NADA DEFINIDO

Até as convenções, o que é combinado e dito hoje, amanhã poderá não valer mais. Digo isso porque neste período as dúvidas começam a ganhar corpo e força. As verdades ficam cada vez mais escassas, as movimentações tendem a crescer diariamente. Muitos cafés e encontros vão acontecer aqui e acolá. Esse período que antecede as convenções é fascinante, sai de tudo e especula-se tudo. Nada ainda está definido nesse jogo de xadrez político. As peças têm que ser mexidas com muito cuidado. Senão, Xeque-mate!

PUBLICIDADE

MUITAS CONVERSAS

Por isso, as conversas têm que acontecer com as pessoas certas de cada partido. É normal as mudanças acontecerem nesse período eleitoral. Ninguém definiu nada ainda além de ser candidato da sua própria vontade. Por isso, sempre digo que neste momento os políticos guardam a sete chaves suas conversas e, se vazar, poderá causar um desconforto político sério. Na verdade, os acordos daqui pra frente serão caros e mais sérios. É pra valer!
 

NOVAS FORÇAS

Até duas semanas antes do fechamento da janela, se falava que o partido Progressista teria a maior força em número de vereadores na casa legislativa. Agora sabemos que o PSD do prefeito Jairo Cascaes é que melhor articulou e está com 6 vereadores na câmara. Mas afinal, o que isso muda em relação ao governo e à câmara agora? Nada! O governo continua com a maioria até o final do mandato do prefeito Jairo. Ou alguém duvida que o PL, com 3 vereadores, será oposição ao executivo? PSD com 6 vereadores mais 3 do PL, governabilidade absoluta. Porém, os Progressistas também vão fazer parte dessa composição, mantendo assim o apoio dos 14 vereadores até agora. É fato.
 

DESTAQUE DA COLUNA

Ésio Vieira, nome forte no PSD e leal ao partido, com uma forte projeção na grande comunidade, é pré-candidato a vereador nesta eleição. Ésio tem um perfil que me agrada muito pela sua maneira de tratar as pessoas e também pela preocupação em querer uma cidade melhor para todos. Ésio é aposentado do Banco do Brasil, antigo Besc, onde fez inúmeras amizades, principalmente com os idosos que ele conhece muito bem, pois sempre se dispôs a ajudá-los. Ésio Vieira volta à cena nesta eleição mais fortalecido, e com sua experiência poderá fazer a diferença. Ésio é o destaque da coluna desta semana.
 

HERANÇA DE FAMÍLIA

Soratto tem um patrimônio político invejável, que o coloca na posição de pré-candidato a prefeito nesta eleição, muito bem colocado. Com sua experiência no poder público desde os tempos do prefeito Manoel, como secretário, até chegar à Assembleia e ao governo do estado. O deputado Soratto, presidente do partido PL, já está dialogando com o PSD do prefeito Jairo, onde foi visto no encontro dos pedetistas em Tubarão no último sábado, tentando uma forte aproximação, bem como com o PODEMOS. Tudo está sendo muito bem articulado.
 

EU JÁ SABIA 1

Lu Tokarski realmente foi para o PSD. Disse um mês atrás que eu estava inventando notícias falsas em relação à sua saída. A vereadora queria inclusive saber quem era minha fonte e coisas do tipo. Hoje posso responder à nobre vereadora que minhas fontes vêm dos céus. Mãe não erra, vereadora Lu. Acho, vereadora, que você deveria conhecer mais os poderes da mãe, uma vez que ela já trilhou esse caminho por mais de 30 anos. Minhas fontes, vereadora, às vezes estão bem perto de você. Ou procure a mãe e busque seus conselhos, muito verdadeiros.

PUBLICIDADE

EU JÁ SABIA 2 

Políticos têm que ter olhos de águia para poder ver tudo ao seu redor. Então, vereadora Lu, somos uma imprensa que viemos não para complicar, mas sim para descomplicar. A senhora vereadora já provou dos elogios da coluna pelo seu belo trabalho. Eu mesmo já a entrevistei algumas vezes. E a senhora vereadora duvidou de mim quando escrevi que você estava saindo do seu partido e migrando para o PSD. A senhora vereadora, naquele momento, me disse que não ia sair do Republicano e estava formando um bom time. Digo ao meu leitor então que a vereadora Lu Tokarski está filiada ao PSD oficialmente e que não formou equipe no Republicano.
 

REGISTRAMOS

A jornalista Letícia Zanetta de Matos, que por muito tempo atuou no Departamento de Comunicação da prefeitura de Tubarão, aceitou o convite da prefeita Márcia Roberg Cargnin, de Capivari de Baixo, para ser Coordenadora de Comunicação da prefeitura. Letícia já está no cargo desde segunda-feira e tem a missão de impulsionar a comunicação do poder público da cidade energética. Experiência e dedicação não vão faltar à querida amiga jornalista Letícia Z. Matos.
 


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.