quarta, 30 de outubro de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Variedades
26/04/2024 09h58

Coluna de Cláudia Levandoski: sanduíche saudável salgado e doce

Cláudia possui uma coluna de nutrição na edição impressa do HC Notícias. Agora ela também compartilha seus conhecimentos também com os leitores do Portal HC
Coluna de Cláudia Levandoski: sanduíche saudável salgado e doce

Estou amando preparar esse sanduíche natural para comer no lanche, em casa, no trabalho, no piquenique. É ótimo para variar sem sair do plano. Sanduíche é um prato prático e quando é saudável é mais delicioso ainda. Imagine um piquenique com sanduíches deliciosos? Esse fiz com pão de azeite e alecrim, fermentação natural e zero açúcar, comprei na “Pão de que?” Esse pão tem sabor e qualidade incrível. Nesse sanduíche salgado a sinergia dos ingredientes naturais formam um combo delicioso com a maionese vegana que é super fácil de fazer. Em contrapartida, apresento o mesmo pão como sobremesa – pasta de amendoim com cacau e a mistura de frutas vermelhas mais manga e banana. Não podia ser melhor. Se fizer me conta se gostou.

 

Para essa receita vamos precisar de:

 

Para o Sanduíche salgado:

 

1 fatia larga de pão integral (usei de alecrim e ervas fermentação natural zero açúcar) Azeite de oliva Maionese de castanha de caju (receitinha abaixo) 2 fatias Queijo minas frescal 4 fatias de tomate 1 Avocado fatiado Broto de alfafa ou de trevo Manjericão (opcional)

PUBLICIDADE

MAIONESE DE CASTANHA DE CAJU

½ xícara de castanha de caju (deixada de molho em água por 6h) 3 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem 3 colheres (sopa) de água 1 colher (chá) de vinagre de maçã ou limão siciliano ½ colher (chá) de Mostarda Dijon (opcional) 1 dente de alho ½ colher (chá) de sal Pimenta (a gosto)

Peneire as castanhas e coloque-as no liquidificador ou processador. Acrescente o restante dos ingredientes da maionese no liquidificador e bata até virar um creme liso e homogêneo.

Modo de Preparo:

1. Tostar o pão com um fio de azeite de oliva em frigideira antiaderente ou na sanduicheira. 2. Passar a maionese vegana caseira, cobrir bem. 3. Acrescentar o queijo minas frescal, as fatias de tomate, cobrir com o abacate, colocar por cima o broto de alfafa ou de trevo, salpicar sal e um fio de azeite de oliva.

Para o Sanduíche doce:

 

1 fatia larga de pão integral (usei de alecrim e ervas fermentação natural zero açúcar) 3 colheres (sopa) de pasta de amendoim zero açúcar com cacau 70% Mirtilos 1 banana fatiada Morangos Pedacinhos de manga

 

Modo de Preparo:

 

1. Tostar o pão com um fio de azeite de oliva em frigideira antiaderente ou na sanduicheira. 2. Colocar a pasta de amendoim cobrindo bem o pão. Acrescentar a banana, os mirtilos, os morangos e a manga.

 

Rendimento: 1 porção Tempo de Preparo: 15 minutos Dificuldade: fácil

PUBLICIDADE

Por que a dificuldade de perder peso no climatério e na menopausa?

 

Nesse período ocorrem mudanças importantes na composição corporal das mulheres, devido a redução da produção de estrogênio: hormônio feminino produzido pelos ovários. O estrogênio tem papel fundamental para equilibrar o balanço de energia e o metabolismo feminino, na fase em que os níveis de estrogênio diminuem, e pode haver dificuldade de emagrecer e ganho de peso. O baixo nível de estrogênio causa redução da queima calórica, sendo assim a mulher ganha peso de forma diferente, com acúmulo de gordura na região abdominal e visceral (nos órgãos internos), causando mudança no formato do corpo, a cintura perde seus contornos, devido acúmulo de gordura nessa região, o corpo fica menos curvilíneo, mais próximo do perfil masculino de distribuição de gordura. A gordura abdominal e visceral é mais inflamatória e consequentemente causa mais problemas à saúde: diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. É muito importante à atenção especial a essa fase da vida, sendo rotina hábitos alimentares saudáveis para que não tenham maiores prejuízos à saúde. Na fase do climatério e início da menopausa a mulher pode ganhar de 5 a 8 kg, daí a importância de amenizar esse ganho de peso ou mesmo evitar com exercícios físicos, de preferência incluir exercícios de força muscular, a fim de não reduzir massa magra. Com a manutenção da massa magra há melhora no gasto calórico evitando ganho de peso, e os benefícios do exercício físico: saúde, longevidade, disposição, condicionamento físico, saúde mental.

 

Uma dieta personalizada e saudável é o ideal nessa fase, cada pessoa gasta energia e precisa de energia de forma individualizada. A alimentação nutritiva, saudável e balanceada é fundamental, rica em fibras (frutas, verduras, legumes, grãos, gorduras boas) e proteínas de boa qualidade. É necessário evitar o excesso de industrializados, bebidas alcoólicas, alimentos com adição de açúcar. Todos esses cuidados reduzem os sintomas do climatério e da menopausa. São cuidados que valem muito a pena na saúde da mulher.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.