Braço do Norte
Braço do Norte é a melhor cidade de Santa Catarina no pilar Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública do Prêmio Band Cidades Excelentes, Edição Especial - Evolução, entre os municípios de 30 até 100 mil habitantes. Em 2021, Braço do Norte ficou com o primeiro lugar no Brasil, municípios entre 30 e 100 mil habitantes, em Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Já em 2023, o município ficou entre os três melhores de Santa Catarina em Saúde e Bem-estar.
A iniciativa é resultado de uma parceria do Grupo Bandeirantes de Comunicação com o Instituto Aquila, e é direcionada aos mais de 5 mil municípios brasileiros. Em Santa Catarina, todos os 295 municípios foram avaliados.
O que é avaliado
O pilar Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública mede a qualidade de vida da população. Em uma plataforma estruturada com base em inteligência artificial, foram avaliados indicadores como o PIB per capita, índice da renda domiciliar per capita, jovens que completaram o ensino médio, pessoas que completaram o ensino superior, população de baixa renda, salário médio mensal, população ocupada, taxa de homicídios, taxa de mortes por arma de fogo e taxa de mortes no trânsito.
Bairro Santa Luzia
Foi entregue nesta semana a ordem de serviço para pavimentação no Bairro Santa Luzia.
A contemplada desta vez é a rua Jorge Frederico Kuerten, no bairro Santa Luzia. O investimento total é de R$417.537,00, recursos próprios do Município, intermediados pelo vereador Rogério Uliano Rohden (Timeca).
A BCL Empreendimentos, ganhadora da licitação, deve iniciar a obra em duas semanas.
Fomento à Cultura
A Prefeitura de Braço do Norte, por meio do Departamento de Cultura, Turismo e Empreendedorismo da Secretaria de Planejamento Urbano, Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, realizou, nos meses de maio e junho, reuniões com agentes culturais a fim de apresentar a política cultural PNAB.
A primeira oitiva foi realizada no dia 29 de maio, no período da manhã, na sede da Acivale, com fazedores de cultura das mais variadas áreas. Nela, o propósito foi apresentar a PNAB, demonstrar o recurso recebido pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), ao Município, que é de R$255.363,17 e elaborar o Plano Anual de Aplicação dos Recursos (PAAR).
O referido Plano centra-se em detalhar a distribuição do valor recebido em projetos diversificados, que é uma exigência do MinC, cujo prazo para elaboração era até o dia 31 de maio. Contudo, após solicitação de muitos gestores públicos culturais, o MinC prorrogou a data. Com isso, a Secretaria ampliou a discussão, com vistas a possibilitar a integração de mais agentes culturais.
Segunda
Assim, no dia 11 de junho, ocorreu a segunda oitiva, também realizada na sede da Acivale, contudo, no período noturno. O foco foi apresentar novamente os objetivos e finalidades da PNAB, refletir acerca da proposta do PAAR, e tecer, em linhas gerais, os itens necessários à elaboração de propostas com qualidade a fim de participar e concorrer aos futuros editais. Também, foi dialogado a respeito da importância dos processos de inclusão social e medidas de acessibilidade nas propostas. Com ampla discussão e muitas sugestões, o PAAR foi revisto e aprovado pelos presentes.
Na sequência, a gestão pública, representada pelo diretor de Cultura Alexandre Frazon, e pela técnica Caroline dos Reis Ribeiro Maciel, tratará da tramitação da elaboração de edital, além da oferta de capacitação aos agentes culturais na elaboração de projetos.