A casa que está chamando a atenção de moradores e visitantes por sua decoração natalina, no bairro Próspera, em Criciúma, é de Alice Lenhart, de 73 anos. Segundo ela, a tradição de decorar a casa já tem aproximadamente 20 anos.
A residência conta com iluminação externa e uma decoração interna. Alice e seu esposo, Ezio Ronchi, de 70 anos, estão juntos há 30 anos, e se empenham nessa tarefa todos os anos. No entanto, em 2023 foi dada uma pausa na tradição.
No retorno em 2024, a casa ficou famosa, após vídeo publicado por um dos netos de dona Alice, na rede social TikTok, passando de duas milhões de visualizações. Na legenda do vídeo diz “minha vó não sabe pegar leve no natal”.
— Ela morava na Operária Nova, em Criciúma, onde iniciou com as decorações. Após isso, ela se mudou para a Vila Suiça, em Balneário Rincão, onde seguiu com a tradição. Agora morando na Próspera, novamente em Criciúma, a casa está ficando famosa, principalmente após o vídeo. Quem monta a decoração é a minha mãe e o meu padrasto, Ezio — conta Gabriela Lenhart, filha de Alice.
Alice diz que faz a decoração com o intuito de ver o brilho no olhar das crianças e porque é apaixonada por essa época do ano. Ela conta que o amor pelo natal e decorações vem da infância.
— Quando eu era jovem minha família era humilde e não tínhamos condições de enfeitar a casa como queríamos. Agora que consigo, comecei a fazer as decorações. Para mim, essa é a melhor época do ano. O pessoal sempre pede para tirar fotos e gravar vídeos. Eu adoro — complementa.
A aposentada de 73 anos começou a trabalhar cedo, aos nove anos de idade. Ao longo da vida se tornou uma pasteleira conhecida em Criciúma. Conforme foi juntando dinheiro, investiu parte de sua economia no hobby natalino.
Alice tem quatro filhas, seis netos e três bisnetos. O objetivo em todos os natais é reunir a família.
— Hoje em dia a gente vê muitas pessoas que não dão valor ao natal, mas para as crianças a data é mágica. Essa ação da minha mãe desperta o espírito natalino na gente — ressalta Gabriela.
A casa situada no bairro Próspera, em Criciúma, segue iluminada todas as noite até o natal. Ezio e Alice ainda estão dando os reparos finais na decoração, e o objetivo é seguir com a tradição nos próximos anos.