O pequeno Francisco Bez Fontana Ceconi, de apenas 2 anos e 11 meses, morador do bairro Oficinas, em Tubarão, está chamando atenção nas redes sociais por suas habilidades cognitivas avançadas para a idade. Com quase três anos, ele consegue identificar e falar todos os números pares e ímpares de 1 a 100, mas o talento do menino vai muito além dos números.
Assista:
Segundo sua mãe, Marcella, os sinais de uma inteligência fora do comum começaram a aparecer cedo. “Com 1 ano e 7 meses, vimos ele soletrando a placa do carro da minha sogra. Achamos curioso, conferimos e ele estava certo. Depois descobrimos que ele sabia todas as letras e números. A partir dali, percebemos que ele sabia muito mais do que imaginávamos.”
Habilidades que surpreendem
Hoje, Francisco domina o alfabeto em português e inglês e, para espanto de todos, consegue recitá-lo de trás para frente em uma velocidade impressionante. “Desafiamos qualquer pessoa a fazer o mesmo… Não dá!”, brinca Marcella.
A mãe relata que sempre considerou o filho muito inteligente, mas ficou evidente que ele tinha algo a mais. Foi quando decidiram buscar a orientação de uma especialista em neurodesenvolvimento para avaliar a possibilidade de altas habilidades, um diagnóstico mais complexo em crianças muito pequenas. “Começamos as testagens para entender melhor suas capacidades e necessidades.”
Ela também atribui parte do talento de Francisco ao legado familiar. “Meus sogros são muito inteligentes. Meu sogro, por exemplo, fez faculdade por correspondência apenas por curiosidade. Ele tinha tudo para ser um grande engenheiro eletrônico, mas faltaram oportunidades. Aqui, o conhecimento sempre foi valorizado e compartilhado", conclui.