Nos últimos dias, um vídeo de uma sucuri que teria sido vista no Bairro Madre, em Tubarão, tem circulado em grupos de WhatsApp, acompanhado de áudios que alertam: "Tem que cuidar quem for pescar à noite". A mensagem dá a entender que é uma sucuri, uma das serpentes mais temidas do Brasil, e que o vídeo teria sido gravado na região. No entanto, de acordo com o biólogo Henrique Abrahão Charles, conhecido como Biólogo Henrique, a informação é falsa.
Veja o vídeo da cobra que circula pelos grupos:
Em 2022, quando o mesmo vídeo viralizou, Henrique gravou um vídeo em seu canal no YouTube, "Biólogo Henrique - o biólogo das cobras", para desmentir a teoria de que a cobra que aparece no vídeo seja uma sucuri brasileira.
Na realidade, a serpente em questão é uma Python molurus, mais conhecida como python indiano ou python de cauda preta. A espécie, que é originária do subcontinente indiano e do sudeste da Ásia, não tem relação alguma com as cobras nativas do Brasil.
Assista:
Sucuri de 7 metros atravessa a estrada? | Biólogo Henrique o Biólogo das cobras
"A python indiana é uma serpente grande, mas não venenosa, e geralmente é mais clara do que a píton birmanesa. Ela pode alcançar até 3 metros de comprimento, o que a torna imponente, mas sua presença no Brasil é extremamente improvável, já que é uma espécie exótica e não é nativa da fauna brasileira", explicou ele.