O cardeal Leonardo Ulrich Steiner, nascido em Forquilhinha, no Sul de Santa Catarina, é um dos nomes cotados para substituir o papa Francisco. Aos 74 anos, ele participa do conclave no Vaticano e é um dos dois brasileiros mais cotados para assumir o papado.
Leonardo é arcebispo de Manaus, mas começou a vida religiosa como coroinha em sua cidade natal. Ele vem de uma família grande e católica, com 16 irmãos. Na infância, ajudava nos afazeres do sítio, estudava com freiras e brincava com os irmãos até o sino da igreja tocar às 18h, hora de voltar para casa.
Desde cedo se interessou pela religião e acompanhava padres nas visitas às comunidades. Dois de seus irmãos também seguiram a vida religiosa.
Formado em filosofia, pedagogia e teologia, Dom Leonardo estudou no Brasil e em Roma. Foi ordenado padre em 1978, virou bispo em 2005 e, atualmente, é uma das principais lideranças da Igreja Católica no Brasil.
Sua família, de origem alemã, chegou ao Brasil no século 19. O idioma alemão e as tradições foram mantidos por gerações. A irmã Alice, de 86 anos, vê com orgulho a possibilidade de Leonardo se tornar papa: “É uma grande graça”, disse.