A escolha do novo papa segue indefinida após o primeiro dia de conclave, realizado nesta quarta-feira (7). A fumaça preta, sinal de que nenhum dos candidatos alcançou os dois terços dos votos necessários (equivalente a 89 cardeais), surgiu por volta das 16h (horário de Brasília), na chaminé da Capela Sistina.
Nesta quinta-feira (8), os cardeais retornam às votações com até quatro rodadas previstas ao longo do dia. A primeira ocorre às 5h30, seguida por novas sessões às 7h, 12h30 e 14h. A cada rodada, caso um nome alcance a maioria, a tradicional fumaça branca será emitida para anunciar o novo pontífice. Se não houver consenso, a fumaça continuará preta.
Na abertura do conclave, os cardeais participaram de uma missa na Basílica de São Pedro e seguiram em procissão até a Capela Sistina, onde prestaram juramento e iniciaram a primeira votação.
A expectativa é de que o processo de escolha não ultrapasse três dias, como ocorreu nos conclaves que elegeram Bento XVI, em 2005, e Francisco, em 2013. Ainda assim, não há limite oficial de duração — o mais longo da história durou quase três anos. Caso nenhuma decisão seja tomada até o terceiro dia, o processo é interrompido por 24 horas para oração e reflexão.
Cerca de 45 mil fiéis acompanharam a primeira fumaça na Praça São Pedro. A movimentação continua intensa no Vaticano, onde há grande expectativa em torno da definição do próximo líder da Igreja Católica.