Um registro raro e emocionante marcou a manhã deste domingo (13) na Praia do Cardoso, em Laguna. Um filhote semialbino de baleia‑franca foi flagrado nadando ao lado da mãe. As imagens foram captadas por drone pelo fotógrafo Josimar dos Santos, que descreveu o momento como “inesquecível”.
Assista:
Segundo o Programa de Pesquisa e Conservação da Baleia Franca (ProFranca), esse tipo de ocorrência é incomum: em média, apenas um filhote com essas características é avistado a cada duas temporadas da espécie na costa brasileira. A condição genética ocorre geralmente em machos que nascem de mães com manchas cinzas, e, à medida que crescem, esses filhotes tendem a ficar mais acinzentados.
Josimar descreveu a experiência nas redes sociais. “Até ontem eu estava sem drone e antes de dormir fiquei pensando: ‘tomara que eu consiga achar alguma baleia amanhã’. Hoje, quando pego o celular, o João Baiuka me liga falando dessa baleia. Às vezes nem é só querer registrar, é ter essa conexão de estar no lugar certo na hora certa. Deus sabe muito bem pra quem entrega essas coisas", publicou.
A temporada das baleias‑franca no litoral catarinense segue até o fim do inverno, atraindo pesquisadores, fotógrafos e turistas que acompanham de perto a presença desses gigantes do mar e seus filhotes.