Na manhã desta quinta-feira (14), o empresário João Baiuka, proprietário da Baiuka Pousada, registrou uma impressionante colônia de pinguins passando pelo Farol de Santa Marta. Conhecido por registrar fenômenos da natureza na região, Baiuka comentou em seu vídeo: "Acredito ser uma das maiores colônias deste inverno".
Assista:
HC Notícias (@hc_noticias) • Fotos e vídeos do Instagram
Segundo biólogos marinhos especializados em fauna costeira, como Cristiane Kolesnikovas, presidente da Associação R3 Animal e coordenadora do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) em Florianópolis, a presença de pinguins no litoral de Santa Catarina é um fenômeno migratório natural.
Os pinguins-de-Magalhães, oriundos da Patagônia, Argentina, migram entre junho e outubro em busca de águas mais quentes e maior oferta de alimentos, como peixes e crustáceos. Durante esse período, é comum que aves juvenis cheguem cansadas e debilitadas ao litoral catarinense. Em 2024, a temporada de migração registrou 2.685 pinguins na região, sendo que apenas 151 estavam vivos na hora do resgate, com sinais de afogamento e exaustão .