Um gesto de carinho e solidariedade entre colegas de farda emocionou os moradores de São José do Rio Preto (SP). Os integrantes do Corpo de Bombeiros presentearam o agente Lincoln Rafael Rosales, de 35 anos, com um par de óculos especiais que ajudam pessoas com daltonismo a distinguir cores.
Veja:
A entrega aconteceu de surpresa na última terça-feira (2) e foi registrada em vídeo. As imagens mostram Lincoln colocando os óculos e reagindo com emoção ao perceber detalhes que antes não conseguia enxergar. Entre eles, o vermelho e o amarelo da viatura dos bombeiros e as cores das roupas dos companheiros de trabalho. O vídeo viralizou nas redes sociais.
Diagnosticado com um tipo raro de daltonismo aos 25 anos, Lincoln relatou que, até então, só conseguia ver em preto e branco. A descoberta aconteceu durante um processo seletivo em que não conseguiu passar justamente por não identificar cores. “Eu não consegui passar no teste de admissão justamente por conta do daltonismo. Depois, eu consegui um emprego no qual, por um tempo, o pessoal não sabia da minha condição, e só depois eu contei. Graças a Deus, eu consegui ficar lá”, relembra.
O sonho de ser bombeiro, porém, não foi afetado pela condição genética. Após ser aprovado em concurso público, Lincoln ingressou no Corpo de Bombeiros e hoje atua normalmente no batalhão de Rio Preto. O daltonismo nunca o impediu de cumprir suas funções, mas situações curiosas no dia a dia acabaram revelando a condição aos colegas — que decidiram transformar a descoberta num gesto de carinho.