Danieli Haloten, conhecida por interpretar Anita na novela Caras e Bocas (2009), hoje atua no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Santa Catarina. Reconhecida como a primeira atriz cega da teledramaturgia brasileira, ela trocou os estúdios da televisão pela vida pública, dedicando-se à inclusão de pessoas com deficiência.
Formada em Jornalismo, Artes Cênicas e Direito, Danieli já passou pelo Banco do Brasil, apresentou programas em Curitiba e participou do Profissão Repórter. Desde 2023, trabalha no TRT, de forma remota, para permanecer próxima da família.
Sem cão-guia há três anos, ela relata sentir-se “cega de novo” e critica a lentidão na concessão de um novo cão. Danieli também aponta a falta de acessibilidade em concursos públicos e prepara uma palestra sobre o tema para o TST.
Além do trabalho no tribunal, ela usa seu canal no YouTube para debater direitos das pessoas com deficiência e defender maior representatividade. “Conquistei meu sonho de atuar em uma novela e agora de trabalhar em um tribunal. Ainda há muito a ser feito pela inclusão, mas não vamos desistir”, afirma.