
Uma menina de 5 anos foi internada em estado grave após ser esquecida dentro de um carro exposto ao sol por cerca de uma hora e meia, em Jaraguá do Sul na quinta-feira (12). A criança deu entrada na unidade hospitalar com rebaixamento do nível de consciência, sonolência e taquipneia (respiração acelerada).
Segundo informações médicas, a menina apresentava desidratação gravíssima, hipertermia (temperatura corporal extremamente elevada), hipotensão e hipoxemia (baixa oxigenação no sangue). Ela foi levada ao hospital por meios próprios, possivelmente pelo pai, e não houve atendimento prévio do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
Inicialmente encaminhada ao Hospital São José, a criança precisou ser transferida para o Hospital e Maternidade Jaraguá, que possui suporte completo em pediatria. A transferência ocorreu sem intercorrências.
De acordo com o chefe da emergência pediátrica e intensivista pediátrico, Dr. Cauby Motta, o quadro exigiu intubação imediata para proteção do sistema nervoso e estabilização clínica. “Tive que intubar para proteger o sistema nervoso, demos continuidade nos cuidados para evitar danos cerebrais e renais”, explicou.
Durante a internação na UTI pediátrica, a paciente apresentou convulsões, recebeu medicações protetivas e passou por tomografia, que não apontou alterações. Após estabilização dos níveis eletrolíticos, foi extubada e evoluiu com melhora clínica.
Conforme atualização médica, a menina está estável, fora de risco e segue internada para acompanhamento da recuperação.
